sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Súmula semanal das últimas notícias

Na última semana decorreram várias novidades na nossa terra, a saber:

  • Na Praia de Esmoriz, decorrem a bom ritmo as obras de substituição dos passadiços verticais ao areal (os novos passadiços de madeira possuem maior elevação e pautam-se pelo seu formato arqueado), enquanto que em simultâneo, também há registo de intervenções destinadas a reforçar os paredões (repondo assim as defesas aderentes), de forma a tentar garantir ou atenuar os prejuízos do avanço marítimo que se torna mais irreverente no Inverno.
  • A Universidade Sénior de Esmoriz abriu o novo ano lectivo no dia 1 de Outubro, cerimónia que decorreu no Palacete dos Castanheiros, onde foram inauguradas as novas instalações da instituição académica perante a presença de mais de 70 pessoas. São várias as disciplinas leccionadas, numa altura em que a instituição continua a crescer significativamente, contando com um maior número de alunos.
  • A Requalificação da Praça dos Combatentes do Ultramar foi adjudicada pela CM de Ovar à entidade Construlordelo por um valor a rondar os 338 mil euros. Através desta obra, pretende-se ainda reformular a rua dos Bombeiros e a rua Professor Lopes Araújo, ao nível do revestimento dos pavimentos e da organização funcional dos espaços.
  • A Bi-Silque foi uma vez mais distinguida como uma das melhores empresas em Portugal, sendo assim premiada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) que teve em conta a qualidade do seu produto bem como a sua capacidade de produção e exportação.
  • O Banho Público organizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e pela Banda Sons of the Beaches mobilizou uma considerável moldura humana junto à Praia do Cantinho, onde as pessoas puderam igualmente comprar t-shirts ou produtos alimentares, apoiando assim causas nobres e solidárias. O evento decorreu no passado Domingo, dia 28 de Setembro, pelas 17 horas.
  • Álvaro Rocha, ex-Adjunto de Comando do Quadro de honra dos BVE e que havia sido bombeiro em Esmoriz por mais de 42 anos, faleceu nesta semana, vítima de doença prolongada. 
  • No desporto, o SC Esmoriz recebeu e venceu o Avanca por 2-1, e desloca-se neste fim de semana a Milheirós, em jogo da quarta jornada da I Divisão Distrital de Aveiro. 



Imagem nº  1- Os novos passadiços de madeira de Esmoriz pautam-se por uma maior elevação e pelo seu formato mais arqueado, substituindo os anteriores que estavam inutilizáveis.
Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz



Imagem nº 2 - A inauguração das novas instalações da Universidade Sénior de Esmoriz no Palacete dos Castanheiros contou com as presenças de António Bebiano (Presidente JF Esmoriz), Salvador Malheiro (Presidente CM de Ovar), Fátima Ramalho (Presidente da Assembleia JF Esmoriz) e o Pároco Fernando Campos que benzeu o espaço.
Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz



Imagem nº 3 - O Banho Público promovido pela Banda Sons of the Beaches, Bombeiros Voluntários de Esmoriz e outras entidades parceiras.
Foto da autoria de Arménio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário