domingo, 27 de março de 2016

Extra-Esmoriz XXXIII - Assembleia Municipal de Ovar aprova moção contra as portagens na A29 com os votos favoráveis do PS e da CDU

A luta contra a introdução das portagens na A29 conheceu um novo capítulo. Em Ovar, na Assembleia Municipal, foi aprovada uma moção contra as portagens na A29, contando com os votos favoráveis dos partidos da oposição local - o PS e o PCP, e com a abstenção do grupo partidário dominante - o PSD.
Apesar da moção ter avançado, os comunistas (autores da iniciativa) deixaram duras críticas à posição da autarquia que, nos últimos tempos, tanto se intitulara de ser a "defensora das famílias"
No nosso entender, esta abstenção dos sociais-democratas é incompreensível. Todos sabemos que estas portagens são injustas porque, na nossa região, não existem alternativas viáveis às mesmas como determina a lei. Além disso, o processo de implementação de portagens esteve longe de ser o mais linear e consensual, pelo que afrontámos sempre esta decisão que contou, na altura, com o apoio de José Sócrates, líder dos socialistas, e de Passos Coelho, responsável máximo pelos sociais-democratas.
Aliás, pensamos que uma moção conjunta, com o aval de todos os partidos, daria mais força à iniciativa. Não havendo esse consenso entre os representantes autárquicos, então a intenção acaba por não ser totalmente consistente ou consolidada.
A moção irá ser agora analisada pelo Ministério da Tutela e até pelo gabinete do Primeiro-Ministro António Costa. No entanto, ninguém parece acreditar num "milagre de arrependimento" neste dossier...




 

Imagem nº 1 - Moção pela eliminação das portagens da A29 avança com os votos do PS e do PCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário