quinta-feira, 28 de julho de 2016

Os exóticos segredos da Praia Velha

O nosso blogue conta com inúmeros textos e fotografias sobre a Praia da Barrinha e a Praia do Cantinho, contudo o mesmo não podemos dizer da Praia Velha que, por lapso ou falta de atenção da nossa parte, nunca foi aqui similarmente valorizada. No entanto, hoje iremos corrigir finalmente essa lacuna da nossa linha editorial, compondo um artigo sobre esse areal recôndito que encerra em si alguns segredos capazes de aliciar qualquer visitante. 
A Praia Velha, também designada na gíria popular como a Praia dos Pescadores de Esmoriz, é aquela que se situa mais a sul da freguesia de Esmoriz, achando-se praticamente isolada em relação às outras duas (a Praia da Barrinha e a Praia do Cantinho). Essa mesma praia ainda reúne uma quantidade aceitável de areal, e do topo do seu paredão, é possível usufruir-se de um bom miradouro sobre o areal e o mar. 
Do ponto de vista da toponímia, a Praia da Barrinha remete-nos logicamente para a nossa querida lagoa que outrora penetrava no areal esmorizense, enquanto que a Praia do Cantinho, denominação popular presumivelmente recente, será condizente com a sua limitada porção de areal que ainda assim concentra um número digno de banhistas, sobretudo em alturas de maré baixa. Por seu turno, o nome da Praia Velha poderá suscitar mais discussão. Apesar de não termos efectuado uma investigação sobre a origem da sua designação nominal, a verdade é que o seu nome parece estar relacionado com a antiga utilidade desta praia tanto para banhos como para a própria pesca. Tal não seria de admirar - noutros tempos, a Praia Velha contaria com maiores dimensões, e por isso, terá sido uma referência da comunidade piscatória esmorizense. 
Mas a Praia Velha não reclama só o seu passado nostálgico, ela preserva também em si alguns segredos ou enigmas que merecem ser aflorados neste nosso artigo. Se a Praia da Barrinha pauta-se pela vastidão do seu areal e pelas suas multi-funcionalidades desportivas, e se a Praia do Cantinho capta banhistas pela mansidão das suas águas, então qual será o verdadeiro chamariz da Praia Velha? Meu caro leitor, a Praia Velha não é uma praia qualquer, ela esparge um perfume de maresia e concentra no seu redor autênticos "monumentos" da Arte Xávega. Junto à comunidade piscatória que a encima, podemos encontrar um ou dois barcos representativos desta tradição característica do nosso concelho (ver a fotografia nº 2 em baixo). Mas a Praia Velha não se restringe apenas ao prestígio da Arte Xávega e à inerente tradição piscatória, ela assume igualmente a típica configuração de uma praia algarvia, sobretudo em épocas de maré baixa. Sim, nos dias em que o mar recua, é possível encetar-se uma saudável caminhada até à Praia do Cantinho (embora esta esteja um pouco mais afastada), seguindo então pelas margens e calcorreando todo um areal carregado de conchas, pedrinhas e algas dispersas. É todo um areal pintado de variedades naturais! E que dizer dos rochedos alapados de toneladas de mexilhão que também jazem nesse caminho pela costa? Sim, ali muitos banhistas encontram o expoente máximo do equilíbrio natural. No entanto, não se julgue que a Praia Velha marca apenas pontos pela sua paisagem natural. Também ali se acham musas que, com o seu desfile triunfante, conferem um toque de classe e estética ao areal. 
A Praia Velha, tal como a sua "irmã" a Praia do Cantinho, apenas dispõe dos serviços de vigilância assegurados por dois nadadores-salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Nenhuma delas teve a sorte de ser contemplada com uma bandeira azul (ao contrário do que acontece com a Praia da Barrinha que, nesta época balnear, possui três bandeiras - a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia Acessível e a Bandeira de Qualidade de Ouro da Quercus). 
No caso da Praia Velha, talvez seja melhor assim! A sua discrição e capacidade de surpreender os banhistas também são trunfos que fazem parte do seu leque de segredos. Quem almeja conhecer o seu paraíso, deve descobrir esta "beldade natural de estilo algarvio", não num mero mapa de bandeiras atribuídas, mas por si mesmo, através do acaso ou das incertezas naturais das recorrentes deambulações veranis. E aí sim a Praia Velha fará certamente rejuvenescer a alma de quem a visita sem nunca antes a ter conhecido.





Imagem nº 1 - Zona de entrada na Praia Velha, também conhecida popularmente como Praia dos Pescadores de Esmoriz.




Imagem nº 2 - A Praia Velha é encimada pela comunidade piscatória que presenteia os visitantes com este "monumento" característico da Arte Xávega.




Imagem nº 3 - O areal atrai alguns banhistas e viabiliza inclusive um ambiente mais calmo e recatado.




Imagem nº 4 - Quando a maré está baixa, é possível caminhar pelas margens do areal, mesmo junto ao paredão.




Imagem nº 5 - Vista de uma faixa de areal localizada entre a Praia Velha e a Praia do Cantinho.




Imagem nº 6 - Praia Velha vista através de uma perspectiva lateral. Destaque para a presença de alguns banhistas no mar.




Imagem nº 7 - O areal encontra-se repleto de pedras e conchas. Muitos cidadãos não hesitam em recolher aquelas que aparentam ser mais belas ou que apresentem uma composição peculiar, Também há quem procure o mexilhão nas rochas.

Um comentário: