sexta-feira, 3 de março de 2017

Desassoreamento no areal da Praia do Cantinho

Foram-nos enviadas estas imagens durante a tarde de ontem, dia 2 de Março. 
Através das mesmas, visualizamos um líquido de cor escurecida a ser escoado para o areal da Praia do Cantinho, sendo alegadamente proveniente da Barrinha de Esmoriz. Por um lado, devemos reconhecer que os trabalhos de dragagem estão a decorrer normalmente, procedendo-se assim à remoção da sujeira e do lamaçal que infelizmente abundava na Barrinha de Esmoriz.
No entanto, surgiu uma questão levantada por alguns especialistas - a deposição dos dragados não deveria decorrer em pleno mar, isto é, através do outro tubo que segue pelo paredão divisório? É que convenhamos - a água saía escura (claramente incompatível com a configuração do areal), e não parecia expelir aquele tipo de dragados ou sedimentos que, por vezes, se colocam no areal de algumas praias para minimizar os efeitos da erosão costeira.
Além deste tópico debatido, é de lamentar ainda que alguns tubos, inutilizáveis, continuem estacionados em cima dos passeios do parque de Lazer da Praia da Barrinha, causando algum incómodo aos cidadãos que por ali circulam. Já não é a primeira vez que alertamos para essa situação! É uma questão de bom senso!










PS - De acordo com a leitora Patrícia Barros, a ribeira de Rio Maior continua a carregar muita poluição para a Barrinha de Esmoriz. Nada parece ter mudado neste ponto em concreto, infelizmente!

2 comentários:

  1. O projecto da pólis menciona excepcionalmente que "o uso dos materiais menos contaminados que tenham granulometria e textura adequada na recuperação dos percursos na área envolvente ao sistema lagunar" possam ser expelidos nas praias de Esmoriz e Paramos, ao contrário dos outros, mais nefastos, que serão depositados em alto mar, a uma distância aceitável face à costa.

    Ainda assim, o que foi expelido nada tinha a ver com a textura do areal. Pelo menos, foi o que nos apareceu. Mas claro que estamos aqui para ser esclarecidos e se for tudo um mal-entendido, daremos o braço a torcer, como é lógico.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser um procedimento nada estético, creio que não virá grande mal ao mundo, até porque o mar acabará por limpar isso tudo nas semanas seguintes. Ainda assim, seria talvez recomendável que fosse feito directamente no mar, mas não creio que essa seja uma questão preocupante.

    Agora o que me preocupa, é o facto das dragagens estarem a ser feitas, enquanto continua, a chegar em simultâneo, muita poluição da ribeira de rio Maior. Não se compreende como os técnicos deste projecto deixaram descurar o essencial...

    Saudações

    ResponderExcluir