domingo, 21 de maio de 2017

Dois incêndios florestais na área nascente florestal causam apreensão

Este mês de Maio tem sido alarmista no que a incêndios florestais diz respeito à nossa terra. Os bombeiros voluntários de Esmoriz já tiveram de actuar, por duas ocasiões, na zona florestal nascente da freguesia de Esmoriz.
Na noite do dia 3 de Maio, os nossos soldados da paz tiveram de fazer circunscrever um fogo junto aos acessos da A29, nas proximidades da rotunda do Monumento ao Viajante em Gondesende.
No entanto, a situação mais adversa ocorreu no dia de ontem, dia 20 de Maio, quando pelas 21:45, os nossos bombeiros foram alertados para um fogo com quatro focos num mato sito junto à rua da Estrada Nova, e por conseguinte, não muito distanciado do local onde havia deflagrado o incêndio anterior. Ali perto também se encontram presentes as ruínas soterradas da antiga necrópole medieval do Chão do Grilo. Ao todo, tiveram de ser mobilizadas quatro viaturas de combate a fogos (VFCI-05; VFCI-03; VTGC-01 e VCOT-02) bem como 15 bombeiros e o seu elemento de comando. A GNR também esteve no local a prestar apoio e a retirar apontamentos.
Desconhece-se para já a real origem destes incêndios. No entanto, é tentador considerar que se tratou de fogo posto, visto que, em ambos os casos, os fogos deflagraram à noite, e no último caso, o incêndio nasceu através de quatro focos distintos, tornando mais remota e improvável uma tese acidental.
Felizmente, os nossos abençoados bombeiros fizeram frustrar rapidamente tais presumíveis intenções malvadas.
Recorde-se que, no decurso dos meses anteriores, já foram registados mais dois ou três incêndios florestais na nossa terra, contudo todos eles foram prontamente circunscritos.
Contudo, o Verão está a chegar e o clima abrasivo pode prejudicar aqueles heróis que, mais uma vez, combatem pelo lado do bem comunitário contra os cancros acobardados da nossa sociedade.
Um bem-haja aos nossos soldados da paz!




Imagem nº 1 - Os dois incêndios verificados no mês de Maio registaram-se nas imediações da A29, entre os lugares da Torre e Gondesende.
Foto - BVE

Um comentário:

  1. Olá
    A propósito da necrópole, porque terminaram as escavações que se realizavam num terreno agora parque de estacionamento da Cordex, e voltaram a soterrar as «campas»?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir