sábado, 11 de novembro de 2017

Inverno avizinha-se

O frio está a chegar, e consigo deverá trazer ainda a chuva. Naturalmente, os cidadãos deverão acautelar-se com roupas mais quentes de forma a precaverem-se de eventuais gripes e constipações. No entanto, o Inverno pode causar mais problemas, sobretudo à nossa cidade. A agitação marítima poderá colocar em causa a segurança das famílias de pescadores que ainda residem junto à Praia Velha ou Praia dos Pescadores. Todos os anos por esta altura, estas pessoas adormecem com o coração nas mãos, temendo o pior. Claro que a acção atenta, preventiva e incansável dos bombeiros voluntários de Esmoriz lá vai evitando males maiores, contudo o problema do avanço marítimo persiste e parece agravar-se, de acordo com os recentes estudos.
A União Europeia e o Estado Português apenas debatem este tema, quando o mesmo é notícia. E depois claro passa tudo para águas de bacalhau, e que cada município se safe como puder. Não deveria ser assim porque está em causa a integridade territorial do nosso país.
Pouco foi feito para travar ou atenuar a erosão costeira e dificultar o avanço do mar no território nacional.
Em Esmoriz, há quem já tema a possibilidade de ocorrer uma tragédia. Mas a esperança de muitos é que este Inverno não venha a ser tão implacável como outros decorridos há alguns anos atrás.



Imagem relacionada

Foto da autoria de Arménio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário