sábado, 11 de novembro de 2017

Praga da Psila Africana já está disseminada no concelho

A Trioza erytreae (Del Guercio), ou psila africana dos citrinos, é um insecto que tem causado o fim de vários tipos de citrinos - limoeiros, limeiras, laranjeiras, tangerineiras, toranjeiras, etc. Este insecto deforma as folhas e debilita as plantas, provocando mesmo autênticas devastações. Esta praga, de origem africana, terá sido introduzida na Galiza, avançando posteriormente para as regiões Norte e Centro de Portugal. A sua expansão tem sido uma realidade nos últimos tempos. Neste momento, todas as freguesias do concelho de Ovar já foram afectadas pela sua presença prejudicial, pelo que importa alertar todos os cidadãos para tal facto. 
De acordo com informação oficial dos serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, os proprietários de citrinos são obrigados, em caso de contaminação, a:

- realizar tratamentos fitossanitários frequentes nessas árvores com produtos fitofarmacêuticos autorizados, como sejam o ACTARA 25 WG (tiametoxame), o CONFIDOR O-TEQ (imidaclopride), o NUPRID 200 SL (imidaclopride) ou EPIK SG (acetamiprida) ou, para uso não profissional, o POLYSECT ULTRA PRONTO (acetamiprida), tendo o cuidado de molhar completamente os ramos. 
O tratamento deve ser realizado à rebentação e repetido 2-3 semanas depois, conforme preconizado pelo produto fitofarmacêutico em questão. Deve ser mantido um registo da realização dos tratamentos, designadamente dos produtos, doses e datas de aplicação;

- em caso de presença de sintomas da Trioza, proceder de imediato a podas severas aos rebentos do ano (com destruição dos detritos vegetais pelo fogo ou enterramento no local);

Apela-se ainda que caso sejam observados sintomas em plantas de citrinos deverão contactar imediatamente a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, assim como para obter qualquer esclarecimento adicional relativo a este assunto, os interessados deverão contactar a Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas através do endereço de e-mail: daap@drapc.min-agricultura.pt ou dos telefones 272 348 600/73.





Nenhum comentário:

Postar um comentário