quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Lúcia Bandeira apresentou a sua nova obra

No passado dia 30 de Setembro, Lúcia Bandeira apresentou a sua nova obra “O Ninho do Pecado” no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Conhecida pela sua carreira enquanto professora e pelo seu contributo para a causa associativa, Lúcia foi bastante requisitada pelo público, num evento que contou com uma boa adesão. 
A sua obra, editada pela Chiado Editora, remete-nos para a vertente da prosa ficcional. A partir de um conjunto de crónicas, é facultado ao leitor um romance, seguindo assim o estilo adoptado por uma das principais referências literárias da autora - Marguerite Duras (novelista e poetisa francesa que viveu entre 1914 e 1996). Aliás, Lúcia reconhece ter sido muito influenciada pela escola dos autores franceses. Há uma parte da obra que assume conteúdo verídico, enquanto a outra é completamente recriada pela imaginação da escritora. Os textos acabam por ser moldados, de certa forma, pela visão que a autora esmorizense tem sobre o mundo, embora esteja ali muito subjacente o “eu literário” (um pouco diferente do “eu pessoal”).
Quanto à denominação do título, considerado sugestivo, o “ninho” remete-nos simbolicamente para o amor e para a paixão, enquanto o pecado encontra-se inerente a uma transgressão dos valores incutidos pelas crenças religiosas e morais. 
Sabe-se que o livro já irá para a sua segunda edição, tendo em conta o sucesso da primeira. A segunda edição contará com um visual diferente na capa, inspirando-se num quadro da autoria do pintor (e vocalista dos “Tarantula”) Jorge Marques. 
No dia da apresentação do livro, a autora concederia vários autógrafos nos exemplares que então seriam distribuídos pelos espectadores interessados na sua veia prosaica. 
Para quem desejar adquirir o seu livro, poderá o interessado encomendá-lo através do site da Chiado Editora ou até encontrá-lo nas livrarias habituais (como por exemplo: na Bertrand). Por fim, Lúcia Bandeira confessou que, enquanto professora, motivou muitos dos seus alunos a criarem diários, de forma a estimular o prazer pela escrita e a exporem assim os seus sentimentos.
A escritora foi ainda entrevistada posteriormente por Jaime Valente na Rádio AVFM.




Foto da autoria de Carlos Alves
Artigo extraído da edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário