sábado, 23 de maio de 2020

Em diálogo com Daniela Campos


À conversa com uma convidada especial
5 Perguntas de Rotina, 5 Respostas de Quarentena
(Entrevista Publicada Originalmente na Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)

Hoje é dia de falarmos com Daniela Campos, coordenadora responsável pelo Gabinete de Inserção Profissional presente na Junta de Freguesia de Esmoriz. Vamos tentar saber o que anda ela a fazer através de um questionário que lhe enviamos.


1 – Olá Daniela. Que impacto sentiu na sua actividade quando foi decretado o Estado de Quarentena em Ovar? Considera que a implementação de dois períodos da Cerca Sanitária foi um procedimento determinante para travar os focos de contágio por COVID-19? 📌

R: No âmbito do Plano de Contingência da Junta de Freguesia de Esmoriz, o atendimento presencial no Gabinete de Inserção Profissional foi suspenso a 13 de março. A partir desse momento todas as respostas aos candidatos e empresas passaram a ser por contato telefónico e email. Estas medidas foram tomadas em estreita articulação com o IEFP de Aveiro.
Após a instalação da Cerca Sanitária, a Junta de Freguesia criou a Célula de Crise de Esmoriz, em estreita articulação com o Gabinete de Crise Municipal, da qual o Gabinete de Inserção Profissional faz parte. O objetivo foi dar resposta às necessidades dos Esmorizenses. Neste sentido, uma das iniciativas desenvolvidas foi a constituição da bolsa de emprego para as IPSS's, no sentido de colmatar possíveis necessidades que pudessem surgir de profissionais da área social, administrativa e operacional. O intuito da bolsa é dar resposta a nível municipal, sendo que recorremos à mesma para encaminhar profissionais para o Hospital Campanha Anjo D´Ovar.
A cerca sanitária foi uma medida de contenção e um esforço necessário para evitar a propagação do vírus no nosso município, caso contrário poderíamos neste momento, vivenciar uma situação bem mais delicada.


2 – Esta crise irá gerar vários problemas às empresas e um agravamento do desemprego tanto no concelho como no país. O Gabinete de Inserção Profissional de Esmoriz está preparado para estes tempos difíceis que se avizinham? 📌

R: O Gabinete de Inserção Profissional é um serviço de proximidade do IEFP de Aveiro, sendo a entidade promotora a Junta de Freguesia de Esmoriz. Neste sentido colocará em prática todas as medidas previstas pelo IEFP e terá um papel dinâmico junto das empresas, no sentido de colmatar as necessidades da população desempregada das nossas Freguesias de atuação – Esmoriz, Cortegaça e Maceda.


3 – Estão a ponderar realizar algumas iniciativas em parceria com a Junta de Freguesia de Esmoriz e as empresas do concelho de forma a atenuar o número de despedimentos que se antecipam? 📌

R: O Gabinete de Inserção Profissional e a Junta de Freguesia não têm capacidade, nem autonomia para atenuar o número de despedimentos. Para esse efeito foram criadas pelo governo diversas medidas de apoio às empresas, no sentido de evitar despedimentos. O gabinete está inteiramente disponível para colaborar com as empresas, no sentido de dar a conhecer e apoiar nas candidaturas às medidas de apoio à contratação, em vigor, por parte do IEFP. Estas poderão ser uma alternativa bastante viável quer para as empresas, quer para a reinserção das pessoas no mercado de trabalho.


4 – E ao nível das acções de formação, poderão os cidadãos continuar a aceder às mesmas no futuro? 📌

R: As ações de formação que se encontravam a decorrer em Esmoriz, nomeadamente no Pavilhão das Coletividades e na Escola Primária de Matosinhos são da responsabilidade do IEFP, portanto compete ao mesmo essa tomada de decisão.


5- Por fim, acha que a comunidade esmorizense irá superar a actual conjuntura adversa? 📌

R: Tenho a convicção que os Esmorizenses terão capacidade e resiliência para ultrapassar esta conjuntura e os desafios futuros que lhes serão colocados. Com certeza, sairemos deste contexto mais fortes, com os novos ensinamentos e novas competências. Teremos de nos reinventar para nos adaptarmos à nova realidade.


Agradecemos o tempo que nos concedeu.
Um abraço





Nenhum comentário:

Postar um comentário