segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Município de Ovar lança “Ovar Vocation Camp” para ajudar jovens a escolherem o seu futuro

Com o objetivo de ajudar jovens do 9.º ano a conhecerem-se melhor e fazerem escolhas mais adequadas quanto ao rumo a seguir no ensino secundário, através do seu Serviço de Juventude, a Câmara Municipal de Ovar promoveu a 1.ª edição do Ovar Vocation Camp.

Entre junho e julho, o Município de Ovar organizou, através do seu Serviço de Juventude, a 1.ª edição do «Ovar Vocation Camp», um projeto pioneiro de orientação vocacional que permitiu a jovens do 9.º ano perceberem qual o rumo que pretendiam seguir no Ensino Secundário.

“Sabemos que essa é uma das decisões mais importantes da vida de um jovem, que pode limitar ou transformar o seu futuro”, afirmou Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara de Ovar, “e sentimos como nossa a missão de os ajudar a perceberem do que gostam para poderem orientar melhor o rumo que querem dar à sua vida”.

O projeto, que contou com jovens de todos os Agrupamentos de Escolas do Município, decorreu em três sessões dividindo-se entre o Polo de Capacitação de S. João de Ovar e a Escola de Artes e Ofícios. Subordinado à temática “Oh, que vida fantástica” (“Oh, What An Awesome Life”, em inglês), o evento realizou-se de forma integralmente gratuita para os participantes com a autarquia a oferecer ainda o transporte aos jovens alunos “para que ninguém ficasse impedido de participar”.

Fazendo um balanço “muito positivo” da 1.ª edição do «Ovar Vocation Camp», o Vereador Ruben Ferreira considerou terem sido atingidos os objetivos que motivaram o projeto. “Por um lado, complementámos a educação formal que os jovens recebem na escola; por outro, continuamos a aumentar a oferta de atividades para todas as faixas etárias, mas, sobretudo, demos resposta a um pedido que nos foi feito por vários jovens e pelas Associações de Estudantes, cumprindo mais uma promessa”, referiu o autarca.

No final da iniciativa, uma das jovens participantes afirmou ter “gostado da forma divertida como os monitores passaram informação importante e dos brindes que recebemos” considerando que “depois de participar no ‘Vocation Camp’ percebi melhor não só a carreira que quero seguir, mas também a vida que gostava de ter”.

A 1.ª edição do «Ovar Vocation Camp» dá continuidade às atividades do Serviço de Juventude da Câmara de Ovar em 2021, que prosseguiria em julho com a 1.ª edição do «Ovar Youth Robotics» e a 4.ª edição do «Ovar Career Camp», destinada a jovens do 12.º ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário