segunda-feira, 23 de abril de 2012

Análise ao rendimento geral do Sporting Clube de Esmoriz (temporada 2011-2012 - AF Aveiro - II Divisão, Série A)

Antes do início desta época, a continuidade do Sporting Clube de Esmoriz foi alvo de inúmeras discussões. A ausência de apoios e patrocínios prometiam dificultar a tarefa daqueles que queriam salvaguardar o futebol na nossa localidade! Por seu turno, a Junta de Freguesia decidiria não prestar um apoio decisivo a esta instituição desportiva que via o futebol sénior a ser ameaçado. Por outro lado, também não é menos verdade que o clube deixou de aceder aos investimentos efectuados por parte de importantes famílias que detinham recursos financeiros consideráveis. A situação era, portanto, crítica.
Após 9 anos consecutivos com presenças honrosas na 2ª divisão B (actualmente designada de II Divisão), os dirigentes do Esmoriz optaram então por competir nos distritais e recomeçar um caminho, desta feita sem ilusões e com os pés bem assentes na terra. O novo presidente, José Vasconcelos, empenhado em salvar o clube, decidiu avançar com um orçamento a rondar os 100 mil euros para a temporada de 2011/2012. O planeamento desportivo não foi o melhor, visto que o impasse directivo e a crise financeira não contribuíram para que a conjuntura fosse a mais favorável.
Assim sendo, o Sporting Clube de Esmoriz apostou em atletas, provenientes das camadas jovens ou de clubes modestos. Os dados estavam lançados e existiam alguns adeptos que acreditavam mesmo na promoção, logo na primeira época. Obviamente que não pude concordar com este tipo de perspectiva, visto que o clube acabava de iniciar um novo ciclo e por isso, não se podiam fazer tais exigências (como refere o ditado: Roma e Pavia não se fizeram num dia). Assim sendo, esta instituição necessitava de calma e harmonia de forma a ambicionar o seu crescimento. Não nos podemos esquecer que o S. C. Esmoriz não dispôs de todo o tempo do mundo para construir este plantel, antes pelo contrário, teve que se mexer depressa para ainda conseguir competir nesta temporada. Os jogadores adquiridos precisavam agora de conhecer as ideias do seu treinador, Paulo Conde, um homem da casa que prestou sempre bons serviços ao clube. Para além disso, era necessário que os atletas alcançassem o indispensável entrosamento de forma a produzirem bom futebol dentro das quatro linhas e isso, meus caros, não se constrói do dia para a noite, mas sim ao fim de muitos treinos e jogos realizados. 
Como já puderam depreender, o Sporting Clube de Esmoriz terminou a actual época no 5º lugar da série A da II Divisão AF Aveiro, contabilizando 40 pontos em 24 jornadas. Em termos estatísticos, os esmorizenses foram o 3º melhor ataque da prova (com 41 tentos apontados, embora longe dos 74 logrados pelo vencedor da série - o Mansores) e a 6º melhor defesa (com 32 golos sofridos). No total, a turma da Barrinha conseguiu 12 vitórias, 4 empates e 8 derrotas!
O saldo é positivo, tendo em conta as incidências que antecederam e assombraram a estabilidade desta instituição que presta um importante serviço à nossa comunidade, incentivando os jovens a uma prática desportiva saudável e afastando-os de vícios nefastos para as suas vidas. Na minha perspectiva, reforço então a ideia de que o Sporting Clube de Esmoriz realizou uma época minimamente bem conseguida, criando já um grupo que deverá sofrer alguns retoques mas que seguramente já não partirá da estaca zero na próxima época. Por isso, acreditamos que, no ano seguinte, a equipa estará mais forte e coesa, visto que contará nas suas fileiras com jogadores que já assimilaram as ideias do seu treinador e isso, poderá fazer toda a diferença.
Por fim, não poderíamos ignorar as obras de remodelação que abrangeram o recinto do Sporting Clube de Esmoriz. Por um lado, foi construído um novo bar para que os sócios possam sociabilizar, enquanto que por outro, o primeiro andar do estádio tem sofrido melhoramentos significativos. É possível que estes novos espaços sejam inaugurados em Junho deste ano, altura em que o clube comemorará os seus 80 anos de existência.


logo of SC Esmoriz
Imagem nº 1- Logotipo do Sporting Clube de Esmoriz



Imagem nº 2 - Visão sobre o Estádio da Barrinha, espaço onde brilha o Sporting Clube de Esmoriz!




Vídeo com alguns momentos do jogo Soutense 1 Esmoriz 0 (primeira jornada) e ainda com uma breve entrevista a Paulo Conde, técnico principal do Sporting Clube Esmoriz. (Reportagem realizada pelo canal Lusitana Desporto através do jornalista António Santos).
Retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=d-sYZPbyvsU, (23-04-2012).



Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário