quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entrevista a Jerónimo Alves, secretário da Junta de Freguesia (e ex-presidente interino da mesma)

Na edição anterior de 29 de Março de 2012, o Jornal Voz de Esmoriz publicou uma entrevista efectuada  a Jerónimo Alves que foi presidente interino da Junta de Freguesia de Esmoriz desde 21 de Novembro de 2011 até a uma data muito recente. Por outras palavras, este senhor substituiu temporariamente Rosário Relva que demonstrou a sua indisponibilidade em exercer o cargo por motivos de doença. 
Feitas as apresentações, interessa agora extrair as suas principais intervenções durante a entrevista. Jerónimo começou por criticar o modo como decorrem as assembleias que nem sempre discutem as questões que mais interessam à cidade. Demonstrou ainda a preocupação pelo estado das artérias centrais da rede viária de Esmoriz o que chega, por vezes, a comparar a um "caos". Dentro deste contexto, a rua da Estrada Nova, a rua Ramalho Ortigão e a Avenida dos Correios deveriam ser alvo de obras prioritárias que permitissem melhores condições para o trânsito de veículos. 
Por outro lado, o autarca acredita que é necessário efectuar reformulações importantes na praça do mercado, enquanto que, por outro, a defesa da costa esmorizense não pode ser esquecida (isto apesar de Jerónimo considerar que "Esmoriz, de todo o concelho, é a melhor freguesia em termos de defesa da costa"). Também a habitação social é uma prioridade urgente e espera que a mesma avance este ano.
Em relação ao projecto de reabilitação da Casa da Cultura e do Esmoriztur, Jerónimo Alves demonstrou o seu cepticismo, salientando que se fala muito, mas nada é colocado na prática. Mesmo assim, o actual nº 2 da Junta de Freguesia ambiciona a concretização deste projecto cultural que prevê a recriação de uma sala com capacidade para 300 lugares e de outros espaços para a realização de workshops. Também é interessante constatar que, na entrevista publicada, não surgiu qualquer referência à Barrinha de Esmoriz. Por isso, não sabemos se a referida personalidade abordou essa questão, mas se o fez, não parece ter dado muita ênfase, visto que os jornalistas não relataram rigorosamente nada sobre a sua eventual perspectiva em torno da nossa lagoa.
Por fim, foi criado ainda um logotipo com o slogan "Esmoriz, cidade com qualidade de vida", de forma a vender para o exterior uma imagem favorável da nossa localidade.



Imagem nº 1 - Maria do Rosário Loureiro Relva parece ter reassumido os caminhos da Junta de Freguesia, após ausência por razões de saúde. Nesses meses de inactividade, foi substituída por Jerónimo Alves.


Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário