terça-feira, 17 de abril de 2012

A capela da Nossa Senhora da Penha de França (localizada em Esmoriz) e a sua História

As origens deste templo remontam, pelo menos, ao ano de 1623, época em que já existia uma ermida com a referida invocação. No século XVIII, este edifício seria demolido. Contudo, seria, em breve, erguida uma nova capela, avaliada em 355$000. No ano de 1751, foi construído um coro que custou 24$130 reis. 
Também o século XIX foi frutuoso, em termos de obras no novo espaço de adoração. Em 1854, planeia-se a construção da sua torre e no final de século, procedeu-se ao douramento do seu altar. Por estes anos, também foram colocados novos sinos.
Seguiram-se novas remodelações, nos anos de 1923 e de 1962, até chegarmos à configuração actual, espelhada na imagem que disponibilizamos em baixo. 
Como podemos observar, esta antiga capela encontra-se ainda preservada em muito bom estado, isto para além do seu meio envolvente ser muito apelativo (com a existência de árvores que têm sido devidamente tratadas). Em 1986, o Padre Aires de Amorim já referia, com toda a sua razão:

"A capela encontra-se, agora, bela, como nunca (...) A capela é cercada por um rossio, em que havia, no final do último século, sobreiros, carvalhos, um castanheiro, uma oliveira e um cipreste"




Imagem nº 1- Capela da Nossa Senhora da Penha de França em Esmoriz
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz


Por fim, não poderíamos deixar de abordar esta nova invocação da Nossa Senhora da Penha de França, cuja lenda será seguramente pouco conhecida, apesar da mesma estar na origem do nome da capela que tão bem conhecemos na nossa localidade.
No ano de 1434, Simão Vela (um monge francês) terá sonhado com uma imagem da Nossa Senhora que estaria enterrada no topo duma montanha ou doutro ponto geográfico elevado. Durante cinco anos, o referido monge procurou-a fervorosamente nas montanhas e serras, sendo incentivado por alegadas advertências divinas, tais como esta  -"Simão, vela e não durma" (daí nasceu o seu apelido de Vela - Simão Vela). 
Após uma caminhada mais exigente, Simão necessitou de repouso e, segundo o mito, foi aí que uma formosa senhora lhe apareceu com um menino ao colo, indicando o lugar que ele procurava - tratava-se duma serra alta, situada no Norte de Espanha, que se designava Penha de França. O monge, auxiliado pelos pastores locais, encontrou aí a referida imagem da Nossa Senhora que estaria enterrada. Imediatamente, decidiu construir uma ermida nesse local, dando início a um novo culto! Nascia assim a lenda da Nossa Senhora da Penha de França!


 
Imagem nº 2- Retrato da Nossa Senhora da Penha



Imagem nº 3 - Aparição de Nossa Senhora a Simão Vela, sendo este último informado sobre o caminho a seguir para assegurar a descoberta da célebre imagem que estaria enterrada num ponto mais alto.



Imagem nº 3 - A Serra da Penha de França (localizada no Norte de Espanha), espaço visitado pelo monge francês que encontrou aí a referida imagem de Nossa Senhora, isto para além de ter iniciado a criação dum novo culto nesse local.


Fontes Consultadas:


Um comentário:

  1. É curioso ainda constatar que a Capela da Penha em Esmoriz se situa numa zona com uma inclinação geográfica elevada! Quando saímos da Igreja Matriz e nos deslocamos em direcção àquele templo, temos que subir bastante (praticamente é como se estivéssemos a escalar como o monge francês fizera no passado) e por isso, o nome escolhido para esta capela esmorizense poderá não ter sido fruto do acaso, estando relacionado com o facto da capela se encontrar numa zona mais alta topograficamente em Esmoriz!

    ResponderExcluir