segunda-feira, 9 de abril de 2012

Preocupações no concelho de Ovar

Este texto visa discriminar alguns dos acontecimentos recentes que estarão relacionados com o município de Ovar. É claro que iremos abordar dois problemas graves, embora completamente distintos, que afectam toda a comunidade deste espaço.
Em primeiro lugar, o diário Praça Pública avançou recentemente com o valor da dívida à banca por parte da Câmara Municipal. Estamos a falar de cerca de 8 milhões de euros. Mais, a referida instituição concelhia já não acede a empréstimos bancários desde 2006! O presidente Manuel Oliveira justifica a actual situação com a "grande capacidade de endividamento" da autarquia ovarense. Agora a questão que colocamos é a seguinte - Não chegou a altura de efectuar (mais) cortes no Carnaval de Ovar, cujo investimento ronda 1 milhão de euros (é claro, que nem todo esse dinheiro provém da entidade municipal, mas decerto que esta contribuirá com uma importante fatia)? A conjuntura não está para alimentar excentricidades e existem questões mais urgentes na nossa região que exigem uma imediata e eficaz intervenção.
Por fim, lamentamos também a reincidência dos actos de vandalismo que já tinham causado a destruição de onze (sim onze!) veículos em Ovar, nos dias iniciais do mês passado de Março. Os criminosos incendiaram, ontem (dia 8 de Abril - em plena Páscoa), dois carros na rua Zagalo dos Santos, causando o pânico entre os moradores que pouco ou nada puderam fazer para evitar os estragos materiais. De acordo ainda com o Correio da Manhã, a PSP de Ovar parece ainda não ter descoberto os responsáveis pela destruição massiva destes veículos (13 ao todo!). É verdade que chegou a registar-se a detenção dum suspeito, entretanto libertado por falta de provas. Seja este culpado ou não, o que é certo é que os marginais continuam a monte e as suas acções podem colocar em causa a segurança das pessoas e das suas moradias. Estes indivíduos são perigosos e podem atear fogo em qualquer lado, seja em Ovar ou até em Esmoriz, seja numa rua ou num espaço florestal. Não têm noção das tragédias que poderão causar a gente inocente que trabalha e leva uma vida humilde. O mínimo que se pede é a captura bem como a aplicação de penas pesadas para estes infractores da lei. Quanto aos moradores do concelho (quer sejam de Ovar, Esmoriz, Cortegaça, Maceda...), peço-vos que estejam com atenção e não hesitem em denunciar estes energúmenos que, como vimos, são uma ameaça real à segurança pública e por isso, não são dignos merecedores da liberdade!




Imagem dos Bombeiros a actuar em Ovar para neutralizar mais um acto de vandalismo. Este Smart foi um dos veículos a ser destruído pelo fogo posto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário