quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como foi o ano de 2013 em Esmoriz...


TEXTO PREMIUM


Este é mais um texto premium, isto é, de categoria, como é apanágio no nosso blog. Dentro deste contexto, vamos, à semelhança do que já fizéramos no ano anterior, rever os momentos mais marcantes da Cidade de Esmoriz em 2013. 
A nível político, sabemos que houve muita agitação, com a realização ímpar de duas eleições locais, ambas vencidas por António Bebiano (cabeça de lista do PSD). Foi também o ano em que Salvador Malheiro (PSD) terminou com a hegemonia socialista na Câmara Municipal de Ovar que durava há mais de 20 anos.
Foi ainda o ano de despedida (temporária ou definitiva?) de Manuel de Oliveira, ex-Presidente da CM de Ovar, que nos legou uma importante obra. O Novo Parque do Buçaquinho foi a grande vitória das freguesias de Esmoriz e Cortegaça, tendo sido inaugurado no dia 25 de Abril de 2013. Foi ainda o ano duma importante regeneração urbana (com a modernização de algumas vias, embora não todas!) e do lançamento da primeira pedra para a construção de 30 fogos no âmbito da Habitação Social destinada a realojar as famílias mais afectadas pelo avanço do mar.
Em termos culturais, o Grupo de Teatro Renascer organizou o seu XIV Festival, o Grupo dos Bandolins de Esmoriz lançou um novo CD, a Escola Secundária inaugurou uma nova biblioteca...
No Desporto, o SC Esmoriz conseguiu a promoção à I Divisão da AF Aveiro, tendo alcançado o triplete: vencedor de série, playoff final de apuramento do campeão e taça da Amizade. Por seu turno, o Esmoriz Ginásio Clube conseguiu um honroso 6º lugar e sagrou-se campeão nacional na Modalidade de Vólei de Praia.
Houve ainda alguma criminalidade, nomeadamente a ocorrência de assaltos.
Em suma, vejam os principais destaques que nortearam o ano de 2013:


Janeiro - António Bebiano vence as eleições intercalares por 4 votos de diferença. Temporal arrasador causa enormes estragos na localidade. Árvores tombadas, colheitas alagadas, telhas derrubadas. O Parque do Campismo de Esmoriz foi bastante afectado. Centro de Assistência Social abriu cantina solidária.

Fevereiro - Realização da Tomada de Posse, após alguns equívocos e desentendimentos. Fátima Ramalho, eleita nova Presidente da Assembleia de Freguesia. Grupo dos Bandolins brilha na RTP. Movimento Cívico Pró-Barrinha exige toda a atenção para resolver o problema do passadiço da Praia de Esmoriz, completamente vandalizado pelo temporal. 

Março - SC Esmoriz inaugura o seu novo sistema de iluminação. Reflorestação do Campo das Vacas por parte da Junta de Freguesia. O TIVE, realizado pelo Esmoriz Ginásio Clube, atraiu várias equipas e visitantes. 

Abril - Orçamento da Junta de Freguesia aprovado para 2013. A cidade recebe a verba prevista no Protocolo de Delegação de Competências e acolherá ainda, em breve, a criação duma Universidade Sénior. Centro de Assistência Social comemorou 30 anos de existência. Inauguração do Novo Parque do Buçaquinho, um lugar fascinante que nos proporciona um maravilhoso contacto com a Natureza. A Praia de Esmoriz receberá bandeira azul. Mau ambiente nas assembleias de freguesia.

Maio - BiSilque é considerada a Terceira Maior Empresa Mundial em tecnologias de ponta para o sector educativo. Carlos Alves vence as eleições para a Comissão de Melhoramentos. SC Esmoriz consegue a promoção à I Divisão AF Aveiro, tendo conseguido o título de campeão na II Divisão AF Aveiro. O Esmoriz Ginásio Clube termina em 6º lugar na I Divisão Nacional. Decorre ainda a Festa da Paróquia.

Junho - Taekwondo do Esmoriz Ginásio Clube obtém algumas medalhas em competições exteriores. O Esmoriz Ginásio Clube sagra-se ainda Campeão Nacional de Vólei de Praia. O SC Esmoriz promove a Barrinha International Cup destinada ao divertimento dos mais jovens. 

Julho - Festas da Cidade de Esmoriz que comemora o seu 20º aniversário. Simulacro de Salvamento Aquático por parte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Início da campanha eleitoral.

Agosto - Forte adesão na época balnear. Alertas para o estado indevido da mini-lagoa situada à frente da Barrinha que atraía alguns banhistas mais desprevenidos. Festas do Mar atraem milhares de visitantes. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz apresentam a Rescue Bike. Não houve mortes por afogamento a lamentar na nossa praia.

Setembro - SC Esmoriz apresenta o seu plantel aos sócios. António Bebiano e Salvador Malheiro vencem as eleições autárquicas para os cargos respectivos de Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz e Presidente da Câmara Municipal de Ovar. Manuel de Oliveira deixa o Município depois de ter deixado uma importante obra que se também fez sentir ao nível da regeneração urbana que também visou a nossa cidade.

Outubro - Grupo de Teatro Renascer promove o XIV Festival de Teatro, atraindo actores conceituados a nível nacional. É criado um Movimento pela reabilitação do EsmorizTur. Escola Secundária de Esmoriz inaugura nova e modernizada biblioteca. O Grupo dos Bandolins de Esmoriz lança novo CD.

Novembro - Junta de Freguesia cria Gabinete de Apoio Psicossocial e garante novas mesas de voto em Gondesende e na Praia para as próximas eleições. Dia Mundial da Floresta Autóctone celebrado no Novo Parque do Buçaquinho pelos responsáveis da Cafetaria e pelo Movimento Cívico Pró-Barrinha. 

Dezembro - A Cidade de Esmoriz prepara a época natalícia com maior animação e entretenimento. A Junta de Freguesia receberá mais fundos da Câmara Municipal de Ovar, no âmbito do Protocolo de Delegação de Competências. Lançamento da primeira pedra da Habitação Social na Praia de Esmoriz. 



Momento do Ano - A Inauguração do Novo Parque do Buçaquinho no dia 25 de Abril de 2013.
Foto da Irmandade das Cusquices

2 comentários:

  1. Cusco, quero ver os diplomas das pessoas que ganharam a personalidade e a instituição do ano 2013, pode ser? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Ana. Depois eu colocarei tais diplomas no Facebook como já o fiz em relação aos anteriores vencedores!

      Excluir