domingo, 26 de janeiro de 2014

Conto - "No Reino da Imaginação nas Asas de um Dragão" da autoria de Ana Roxo


Image



ERA UMA VEZ…

Era uma vez uma menina, com olhos de encantar, cheios de lágrimas mas com vontade de sonhar. Tinha os cabelos que lembravam as ondas do mar, presos por fitas de cores de espantar.

Tinha os olhos e os cabelos negros como a noite a cair e uma boquinha vermelha sempre a sorrir.

Ela chorava porque achava que não podia voar, mas esquecia-se que para isso bastava imaginar.

Sentada debaixo da árvore onde costumava brincar, a menina invejava as aves que sabiam voar.

E lá bem longe na sua imaginação a menina sonhava ser mais do que um avião.

Sonhava ser ave alada, para voar pela noite, pelo dia e também pela madrugada.

A menina bonita de sorriso rasgado, um dia, debaixo do seu pinheiro encantado… Encontrou um dragão a dormir descansado.

E, quando ele acordou, disse:

-Boa noite, Senhor Dragão, como deve ser diferente o mundo lá em cima deste aqui no chão.

O Dragão chamado Julião, respondeu, à menina:

- Tens razão menina dos olhos de luz, mas podes voar nas minhas asas, que sou eu que te conduz…

E o Dragão Julião continuou:

- Menina dos olhos tristes, eu sei porque choras… Mas, anda, sobe para as minhas costas sem demoras.

- Sobe, menina, não precisas das tuas asas para sonhar, precisas é de quem as tenha e te possa nelas levar.

A menina, então retorquiu:

- Como se chama Senhor Dragão? E, por que não me mostra o mundo e depois me volta a por aqui no chão?

- Eu chamo-me Julião e o mundo é também lá em cima naquela imensidão. Não precisas de asas tuas, não precisas de avião. Basta voares comigo que eu sou a tua imaginação.

- Muito bem, Senhor Julião – leve-me a voar pela minha imaginação.

Lá foi a menina do sorriso rasgado conhecer a imaginação naquele ser alado.

E lá foram os dois à aventura pelos mundos sem fim…colorindo a vida em aromas de jasmim. Era o doce perfume da aventura e do sonhar, a ânsia por um mundo a explorar.

Viram mais dragões, aves, unicórnios e todos os animais imaginários viajando por diferentes mundos de seres lendários.

As viagens nem sempre correram bem, mas o que interessa é que imaginação se mantém.

Viram crianças – doces infantes, terras belas repletas de diamantes.

Conheceram culturas, terras diferentes e até animais sem dentes.

Para imaginar bastava sonhar e nem sempre era preciso dormir para de novo acordar.

Era um mundo bonito tão cheio de belezas, que até esqueciam as asperezas.

- Ah, que beleza – pensava a menina. Eu passava a vida a chorar, não percebendo que do bom da vida, também faz parte sonhar e imaginar. Que tola que fui, se tinha a beleza à minha frente e não me deixei logo levar pela corrente!

O Dragão Julião, que lia os pensamentos, só lhe disse que com a imaginação não passava tormentos. Mas também disse à menina:

- Anjo de luz, não sonhes só enquanto és criança, porque quando fores grande a imaginação também tem importância.

- Agora, menina, que tens as tuas asas da imaginação está na hora de te colocar no chão. Eu sou a tua imaginação, o teu sonhar. Quando quiseres chama-me para juntos podermos viajar.

Neste mundo difícil, que o é, pois então, nunca nos esqueçamos do poder da imaginação.

E, uma pergunta, certamente estão a fazer, como chama esta menina – heroína a valer?

Pois, caro leitor grande ou pequeno e já que falamos de imaginação, imagina o nome da menina que a imaginação é um dom!


Texto e imagem enviados por Ana Roxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário