terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Nota de imprensa da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Nota de imprensa: Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro reclama medidas de fundo no serviço de urgências do Hospital de Aveiro

Infelizmente o caso não é novo e repete-se com regularidade em função dos períodos de maior afluxo às urgências do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro. Apesar das recorrentes declarações da Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga segundo as quais o problema estaria controlada, os factos desmentem cabalmente estas afirmações e a situação mantém-se sem solução à vista.

Desta forma, confirmam-se amplamente os receios manifestados quer por esta Comissão de Utentes, quer por outras entidades acerca da falta de medidas concretas por parte da administração hospitalar relativamente a este problema. Prova-se assim que o imbróglio com a empresa de trabalho temporário que assegurava a contratação de médicos para as urgências do Hospital de Águeda, e que motivou a deslocação de médicos de Aveiro para Águeda ainda está longe de qualquer resolução. A falta de médicos, designadamente de especialistas de medicina interna continua a ser gritante e compromete a qualidade do serviço e até a segurança dos utentes na medida em que, segundo informações que nos chegam, nem sempre as escalas são preenchidas de acordo com todas as normas regulamentares.

Prova-se da mesma forma que a gestão das disponibilidades de camas para internamento nos diversos serviços estará a ser feita de forma completamente desastrada com enormes prejuízos para utentes e profissionais. Assim, aliando a falta de médicos, a exiguidade do espaço onde funciona o serviço de urgência e a manifesta carência de camas de internamento, facilmente se explica o facto de termos, como foi denunciado recentemente pelo bastonário da ordem dos médicos, doentes em macas à espera de internamento durante 3 a 6 dias.

Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro lamenta mais uma vez esta situação, e apela mais uma vez à tomada de medidas imediatas que ponham termo a este lamentável espectáculo que deveria fazer corar de vergonha qualquer responsável pela politica de saúde em Portugal.

Aveiro, 26 de Dezembro de 2013

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário