terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Correio dos Comunicados Políticos - CDU Ovar preocupada com o avanço do mar na costa do concelho e com potencial fuga na rede de saneamento em Esmoriz

              

Comissão Concelhia de Ovar



Nota de Imprensa: Sobre o avanço continuado do mar na costa do concelho de Ovar

Após o temporal e o forte avanço do mar sobre o litoral concelhio, uma delegação do PCP esteve este fim-de-semana nos locais mais afectados, particularmente as áreas urbanizadas do Furadouro, Cortegaça e Esmoriz.

Durante a visita, e com a valiosa ajuda dos contactos efectuados com a população, foi possível fazer uma avaliação dos danos causados pela força do mar, bem como do avanço crítico registado nalgumas zonas, particularmente na zona Sul do Furadouro e junto ao Parque de Campismo de Cortegaça. 

Sendo certamente imprevisível a enorme força do mar que assolou a costa Norte do País no início do ano, não deixa de ser verdade que a erosão costeira é uma problemática que há muito afecta o concelho e objecto de intenso debate. Com efeito, é o próprio Departamento de Ordenamento e Regulação do Domínio Hídrico na APA (Agência Portuguesa do Ambiente) que reconhece o Furadouro como o caso mais grave de erosão costeira na Europa, com um recuo de 100m os últimos 50 anos!

As soluções apresentadas têm sido claramente ineficazes, como confirma a dureza dos factos. É gritante a ausência de uma estratégia global, que para além das defesas necessárias tenha em conta as diferentes etiologias do problema, nomeadamente as que se prendem com a acção humana, como sejam a diminuição do fluxo de sedimentos no Rio Douro decorrente da construção de barragens, a destruição do sistema dunar e as inadequações do PDM (Plano Director Municipal) - cuja revisão tem sido adiada por sucessivos executivos municipais.

Para o PCP, as populações afectadas devem ter, naturalmente, todo o apoio do município, e o governo deve cumprir rapidamente as já anunciadas obras de defesa da costa. Da sua parte, o PCP continuará a defender uma solução que considere as causas e não se esgote na correcção do impacto da erosão costeira.

Ovar, 15 de Janeiro de 2014
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP



Imagem nº 1 - A situação dramática no Furadouro.
Enviada pelo PCP Ovar

__________________________________________________________________"______________

Nota de Imprensa: Fuga na rede de saneamento conforma perigo ambiental e de saúde pública em Esmoriz

Depois de ter alertado para problemas nas obras da AdRA em Gondezende, o saneamento volta a ser motivo de queixa em Esmoriz. Desta vez o problema coloca-se num propriedade particular localizada na Rua da Turquia, onde uma caixa de saneamento está a transbordar desde o dia 26 de Dezembro, inundando o terreno de dejectos e água contanimada. Para além da infiltração da água no terreno e subsolo, afectando a propriedade e as casas circundantes, acresce que esta acaba por drenar também para a Barrinha de Esmoriz, com impacto ambiental evidente.

No entanto o problema não é de hoje. Há já largos anos que em todos os Invernos esta situação se repete, tendo sido alertadas as autoridades competentes na devida tempa altura. Este ano foram efectuados vários contactos com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., e mesmo após a visita de um piquete desta empresa, a situação manteve-se sem solução definitiva.

Acresce que também na própria Rua da Turquia se tem verificado a saída de águas contaminadas através das caixas de saneamento, após períodos de maior pluviosidade.

Seja uma infiltração das águas pluviais devido às chuvas no Inverno, seja uma possível ligação clandestina nalgum ponto da rede de sanemanto, o certo é que estamos na presença de um perigo não só ambiental como de saúde pública. Visto ser um problema recorrente que ao longo dos anos nunca teve solução definitiva, apesar dos múltiplos alertas, o PCP questionará o executivo municipal sobre a situação.

Seguem-se fotos e teor do requerimento.
Vídeos documentando a situação aqui (31/Dezembro), aqui (3/Janeiro) e aqui.

Ovar, 15 de Janeiro de 2014
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP   


REQUERIMENTO

Exmo. Senhor Presidente

Fomos recentemente alertados por moradores para um problema relacionado com o saneamento na freguesia de Esmoriz. O caso localiza-se numa propriedade particular na Rua da Turquia (junto à Barrinha), onde uma caixa de saneamento está a transbordar desde o dia 26 de Dezembro, inundando o terreno de dejectos e água contaminada. Para além da infiltração da água contaminada no terreno e subsolo, afectando a propriedade e as casas circundantes, acresce que esta acaba por drenar também para a Barrinha de Esmoriz, com impacto ambiental evidente.

Este problema não é de hoje. Há já vários anos que em todos os Invernos esta situação se repete, tendo sido alertadas as autoridades competentes em devido tempo. Este ano foram efectuados vários contactos com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., e após a visita de um piquete desta empresa, a situação manteve-se sem solução definitiva.

Visto ser um problema recorrente que ao longo dos anos nunca teve solução definitiva, apesar dos múltiplos alertas, o PCP vem por este meio solicitar ao executivo municipal alguns esclarecimentos:

- Há quanto tempo tem a Câmara conhecimento desta situação?
- Que medidas foram tomadas no passado para evitar a recorrência?
- Como pensa a Câmara actuar pela solução definitiva de um problema que é também ambiental e de saúde pública?

Sem mais de momento, e esperando que o problema seja rápida e definitivamente resolvido, despeço-me apresentando os melhores cumprimentos.

Miguel Jeri
Deputado Municipal do PCP



Imagem nº 2 - A CDU denuncia fuga na rede de saneamento em Esmoriz.
Foto enviada pelo PCP Ovar


Para esta questão veja-se o seguinte vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xXH-BkfrUNk&feature=youtube_gdata, (autoria de Tiago Seabra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário