segunda-feira, 23 de março de 2015

Exposição sobre a "Floresta Portuguesa" inaugurada na Cafetaria do Parque do Buçaquinho

Neste passado Sábado de manhã, foi inaugurada a exposição "Floresta Portuguesa - um olhar mais atento" nas instalações da Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho. A mencionada exposição é da autoria conjunta de Rosa Pinho (textos) e Lísia Lopes (fotos), responsáveis pelo Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
As fotografias de alta qualidade exibem em tons coloridos a evolução da floresta portuguesa bem como as diversas espécies de flora inerentes. Os textos das legendas contêm a identificação (em português e na terminologia em latim - nome científico) de cada planta ou árvore, além duma sucinta e aclarada descrição sobre cada exemplar.
Como se sabe, Portugal é um dos países com maior diversidade em termos de flora, contando com espécies atlânticas, mediterrânicas e endémicas. Há ainda igualmente aquelas abrangidas por um estatuto especial de conservação. Por outro lado, foi difundida a necessidade do ser humano assegurar uma gestão racional dos recursos florestais de modo a não comprometer o equilíbrio natural. Também o combate a espécies invasoras como as acácias deve ser tido em conta, de modo a não comprometer a sobrevivência das plantações nativas. 
Curiosamente, na tarde desse sábado, foram removidas várias acácias do Parque do Buçaquinho, de modo a zelar pela biodiversidade. Esta última acção contou com a colaboração incondicional da Fundação da Mata do Buçaco e da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro.
Voltando à exposição, recordamos que a mesma é de entrada livre e estará presente ao público até ao dia 26 de Abril. Sem dúvida, uma oportunidade a não perder para aqueles que veneram o meio ambiente. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário