sábado, 14 de março de 2015

Movimento Civíco Pró-Barrinha exige a concretização imediata e consistente do projecto de reabilitação da Barrinha


Ao que tem sido veiculado na comunicação social, por comentários do Ministério competente e pelo que nos foi oficialmente apresentado, é desta vez que serão realizadas as obras tão desejadas e propaladas da requalificação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos.
Sim, mas realmente quando?
As intervenções projetadas, segundo o que nos foi dado consultar, são muitas e variadas, naturalmente importantes, de interesse tão ambientalista como turístico.
Verdade é que na luta que este MCPB tem exercido desde o ano 2000 que provocou a vinda dos então 1º Ministro e Ministro do Ambiente, António Guterres e José Sócrates, fomos iludidos, ou enganados, e só mais tarde, no Governo de Durão Barroso, foi feita a candidatura a Bruxelas já com perda de cerca de 20% do apoio europeu. Então foi extinta a Etar de Esmoriz/Cortegaça, construída em seu lugar uma estação elevatória, mais outras em localidades limítrofes e construídas condutas para transportar os efluentes industriais e domésticos para a Etar de Paramos entretanto aumentada e modernizada.
A poluição da Barrinha diminuiu bastante, sim, mas falta ainda muito para ser considerada limpa.
Face ao projeto em curso e às promessas, em que acreditamos, sugerimos e pedimos veementemente o avanço imediato do seguinte:
- Construção da Ponte sobre a Barrinha entre Esmoriz e Paramos (que já existiu, havendo apenas os seus alicerces) e respetivos passadiços de ligação de ambos os lados;
- Providenciar pelo exercício da Autoridade necessária para a eliminação das fontes poluidoras industriais e domésticas.
Esperamos contudo que o projeto em causa tenha bem em conta a riqueza da fauna e da flora sem a prejudicar.


MOVIMENTO CÍVICO PRÓ BARRINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário