sábado, 22 de agosto de 2015

CDU apresentou a lista oficial à Assembleia da República; Jerónimo de Sousa discursou e deixou alguns recados

Nesta passada sexta-feira (dia 21 de Agosto) pelas 18 horas, realizou-se na zona da Praia de Esmoriz o comício da CDU que visava a apresentação da sua lista oficial para a Assembleia da República. Um número considerável de militantes e seguidores estiveram presentes em frente do Jardim do Ancoradouro, onde puderam escutar igualmente as intervenções de Jerónimo de Sousa que falou ao público e aos jornalistas.
O Secretário-Geral do PCP acusou o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho de querer fugir ao debate com a CDU, enviando Paulo Portas como alternativa para o frente-a-frente com Jerónimo de Sousa. Os comunistas prometem analisar em breve e com maior rigor a situação com vista à aceitação ou rejeição do duelo televisivo com a coligação, seja esta representada por Passos Coelho ou então por Paulo Portas. 
Jerónimo de Sousa também ironizou sobre uma sondagem recente (divulgada pelo Jornal I) que atribuía à coligação PSD e CDS seis pontos percentuais de avanço sobre o PS, afirmando o seguinte: "Nós resolvemos seguir o seu exemplo e fizemos aqui uma experiência à entrada da nossa iniciativa. Ainda não temos o resultado final, mas posso garantir que uma sondagem destas daria maioria absoluta à CDU". O secretário-geral foi mais longe nas acusações: "Até as suas próprias sondagens - deles, encomendadas e fabricadas por eles próprios - servem para dar um sopro de vida a uma coligação condenada".
Jerónimo de Sousa voltou ao "ataque", acusando os partidos com maior representação eleitoral de criar "manobras de mistificação e ilusionismo político na tentativa de disfarçar os seus reais propósitos", o que se traduziu numa forte achega a PSD, CDS e PS.
Por fim, Jerónimo de Sousa reclamou do Governo medidas excepcionais que permitam prolongar o período legal de pesca da sardinha: "A não existir qualquer alteração, amanhã [sábado] terminará o período da captura da sardinha no país, com as dramáticas consequências que tal situação irá impor a mais de 2.000 pescadores e a cerca de 150 embarcações", rematava assim o secretário-geral do PCP que lamenta a "política de abandono da produção nacional". Jerónimo desvaloriza as grandes acções de propaganda que falam em economia do mar ou economia azul, mas que na prática pouco ou nada fazem para defender este sector produtivo.




Imagem nº 1 - A CDU apresentou a lista oficial para a Assembleia da República. Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP discursou sobre um mar de gente junto à Praia de Esmoriz (em frente do Jardim do Ancoradouro).
Foto: Tiago Vieira



Fontes Consultadas: RTP, Antena 1, Observador, Lusa, Jornal Económico, Sic Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário