quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Esmoriz em "alerta laranja"

São sete os distritos que estarão em alerta vermelho até ao final do dia de hoje, embora o mau tempo deva permanecer até amanhã. Casos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera remete esta situação para a agitação marítima no litoral, onde as ondas podem atingir 12 a 14 metros de altura máxima.
No caso de Esmoriz, confirma-se parcialmente esta tendência, mas ao contrário do cenário traçado em cima, o actual status quo não parece ser tão preocupante, pelo menos, para já. Daí acharmos mais correcto falarmos em "alerta laranja". Apesar do cenário não ser tão aflitivo (pelo menos, não era durante a tarde de hoje), o mar está efectivamente bravo com ondas que podem atingir os 5 metros.
A praia da Barrinha e a praia do Cantinho ainda conservam uma porção aceitável de areal, pelo que o mar ainda não invadiu (pelo menos, para já) qualquer espaço além-paredão. 
Destacamos também a presença de uma carrinha em modo de "vigilância" dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que procura supervisionar o espaço e garantir que os cidadãos cumpram o distanciamento de segurança face ao mar revolto.
A chuva já causou ainda algumas pequenas inundações na cidade. Verificamos, por exemplo, essa situação no Parque de Lazer junto à Praia da Barrinha. Mas para já os estragos não têm sido tão flagrantes. Contudo, ainda teremos pela frente uma larga noite, e essa poderá ser a principal preocupação da Protecção Civil que teme dissabores nas próximas horas, mas que tudo fará para atenuar potenciais estragos.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário