quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ex-jogador do Esmoriz Ginásio Clube mudou de sexo e causa furor em Itália




Imagem nº 1 - Tiffany joga hoje na II Divisão Italiana de Voleibol Feminino, mas já foi Rodrigo e representou os masculinos do Esmoriz Ginásio Clube em 2008/2009.
Foto retirada do Diário de Notícias



Rodrigo chegou a representar os seniores masculinos do Esmoriz Ginásio Clube durante a temporada de 2008-2009, onde desempenhara as funções de atacante. No entanto, só cá esteve um ano, antes de empreender um novo rumo para a sua carreira. Não se imaginaria porém que tal se traduzisse numa mudança tão drástica.
De facto, Rodrigo deixou de existir e deu lugar à Tiffany, a primeira jogadora transexual que está a causar furor na segunda divisão italiana de voleibol feminino. 
Segundo o Diário de Notícias, "após ter concluído no ano passado o processo de mudança de sexo, a atleta estreou-se no domingo pelo Golem Palmi da Série A2 (segunda divisão) transalpina".
Ainda de acordo com a mesma fonte, "estes casos não são totalmente inéditos - a pioneira foi, em 2016, Alessia Ameri, nascida Alessio mas com a síndrome de Morris, que limita ou inibe o desenvolvimento de características masculinas (...) no entanto, é emblemático: são raros os casos de atletas ou ex--desportistas que mudaram de sexo, como fizeram Caitlyn/Bruce Jenner (ouro olímpico de decatlo em 1976), Andreas/Heidi Krieger (campeã europeia de lançamento do peso em 1986) e Philippa York/Robert Millar (figura de topo do ciclismo nos anos 80) (...) e são ainda mais incomuns os episódios de transexuais que competem pelo novo género após a mudança de sexo - fê-lo a tenista Renée Richards (nascida Richard Raskin) nos anos 70 do século passado."
Rodrigo/Tiffany conta com 32 anos de idade, é brasileira, e durante a sua carreira, havia jogado nos campeonatos masculinos de Portugal, Indonésia, Espanha, França, Holanda e Bélgica.
Quando completou a mudança de sexo, representava o JTV Dero Zele-Berlare (da segunda liga belga) e recebeu então a autorização final da Federação Internacional de Voleibol (FIBV) para assim poder competir em provas femininas. 
A sua estreia pelo Golem Palmi decorreu no passado Domingo contra o Delta Informatica Trentino! E que estreia!!! A atleta foi responsável por 28 pontos e ajudou na reviravolta da equipa (vitória por 3-1 em sets) e foi mesmo considerada a melhor jogadora (MVP) em campo.
Neste momento, as opiniões dividem-se. Há quem aplauda a decisão internacional de legitimar a sua presença na Segunda Liga Italiana de forma a gerar mais competitividade, no entanto, existem também aqueles que desconfiam da sua presumível vantagem física de origem masculina que pode colocar em causa a verdadeira concorrência desportiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário