quarta-feira, 28 de junho de 2017

A campanha eleitoral está aí à porta...

Não tarda nada a cidade de Esmoriz, bem como todas as outras localidades do país, será inundada por carros e cartazes de propaganda. Esperam-se pois novos recordes ao nível da poluição sonora. Além das buzinadelas, teremos ainda de levar com os temas musicais de alguns autores clássicos (como por exemplo, as célebres melodias messiânicas de Vangelis e de outros músicos similares), os quais provavelmente são plagiados para fins políticos sem o seu conhecimento ou autorização prévia.
Mas nem tudo é mau no meio disto tudo. As campanhas políticas favorecem o intercâmbio de ideias, a auscultação da própria população, a sugestão de correcções, a proposta de novas alternativas com recurso à imaginação e criatividade, e claro, a introdução de novos projectos. 
É importante que os órgãos de comunicação social locais saibam difundir devidamente todas as ideias que possam vir a ser reveladas, tratando com equidade todas as candidaturas. Porque no fundo todos ficamos a ganhar quando o debate é construtivo, objectivo e sólido. Tanto o partido do poder como aqueles que moram na oposição são essenciais para o diálogo democrático. 
No entanto, esta altura pré-eleitoralista é também frutuosa em termos de combinação de futuros conluios ou favores (ao nível dos concursos de pessoal e empreitadas), pelo que é necessário impor vigilância máxima, de forma a que não surjam situações inesperadas. É dever de todos pugnar por um jogo limpo, e este recado é dirigido a todos os intervenientes do período pré-eleitoralista.
Os dados estão lançados. De um lado, o PSD local aparece muito forte em Esmoriz e Ovar, mas houve algumas lacunas que poderão ser aproveitadas pela oposição de forma a que esta possa ganhar alguma preponderância.
Será talvez quase impossível destronar Salvador Malheiro e António Bebiano até porque ambos realizaram um trabalho sólido e consistente à frente das respectivas entidades administrativas locais, contudo houve falhas ou omissões que têm de ser obviamente relevadas pela oposição, cujo papel em Esmoriz e em Ovar tem de ser mais activo e construtivo de modo a que a comunidade esmorizense também possa ser favorecida com o aparecimento de novas visões.
Quantas mais cabeças pensarem em prol do futuro da Cidade da Tanoaria, melhor será para todos nós. Todas as ideias são por conseguinte bem vindas. 
Desafiamos ainda a classe política local a envolver ao máximo os cidadãos (sem claro, existirem promessas de favores e outras viciações absurdas à posteriori) de modo a reduzir os números da abstenção.
Acima de tudo, apelamos para que todos os candidatos sejam sérios e se apresentem com dignidade às urnas. A maior vitória não é ganhar umas eleições, como a maior derrota não será perdê-las, o mais grave que pode acontecer é transformar estas eleições num processo sem credibilidade, com insultos ou insinuações destrutivas à mistura, tentativa de subornos de votos, alugueres de carrinhas especiais nos dias dos sufrágios (isto já aconteceu, pelos vistos, em algumas terras do nosso país), etc., e aí sim não haverá glória para os vitoriosos como não haverá honra para os vencidos, mas antes um pesadelo que ninguém desejará tão cedo repetir, afastando ainda mais os cidadãos da política.
Todos os partidos envolvidos podem, caso façam uma campanha com uma mensagem forte, melhorar os seus resultados face a 2013. Podem dar um excelente contributo à causa local com as suas ideias.
Da nossa parte, iremos iniciar, já no próximo mês de Julho, a rubrica mensal (sairá sempre no fim de cada mês) "Visão sobre as Eleições Autárquicas em Esmoriz - 2017"onde abordaremos com rigor as propostas e as movimentações partidárias referentes, de forma exclusiva, à cidade de Esmoriz. E tentaremos nesse comentário mensal dar eco às ideias apresentadas até ao momento pelos partidos que aqui se apresentarão às urnas.



Resultado de imagem para campanha eleitoral esmoriz

Imagem nº 1 - Elementos da CDU em campanha na Praia de Esmoriz.
Foto meramente exemplificativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário