terça-feira, 6 de junho de 2017

Universidade Sénior de Esmoriz lançou exposição sobre os azulejos

A Universidade Sénior de Esmoriz, enquanto uma das entidades integrantes da "Acção Escola SOS Azulejo 2017", cuja iniciativa e coordenação advém do Museu da Polícia Judiciária, aliou-se à causa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. 
No dia 19 de Maio, a Universidade Sénior de Esmoriz apresentou uma exposição de trabalhos, desenvolvidos nas disciplinas de Fotografia e História da Arte, e a qual esteve patente no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os professores António Sá e Maria Júlia Marques contribuíram, juntamente com os restantes alunos seniores, para a dinamização deste empreendimento.
A exposição alberga imagens de azulejos presentes no município de Ovar, além de textos descritivos sobre a origem do azulejo (e a sua influência primitiva árabe), a expansão desta técnica, a presença do azulejo em Portugal e o seu surgimento, em particular, no concelho de Ovar. Neste último ponto, os alunos da Universidade Sénior de Esmoriz recordaram ao público presente que o azulejo começou a evidenciar destaque no nosso concelho durante os séculos XIX e XX, muito por influência dos emigrantes vareiros no Brasil que, regressados às suas terras de origem, optaram por imprimir um cunho de modernidade às suas moradias. 
Este intento cultural da Universidade Sénior de Esmoriz pretende essencialmente alertar o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo de Ovar para as questões de preservação dos azulejos no mencionado município, tendo em conta o valor daquela técnica artística, muito utilizada para decorar espaços públicos (como por exemplo: estações de caminhos de ferro, fontes, edifícios autárquicos) e para ainda aplicar, de forma sublime, um toque majestoso nas fachadas de muitas casas vareiras.




Artigo publicado na edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Maio de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário