segunda-feira, 2 de abril de 2018

"Motivação e Competências Profissionais constituíram os temas centrais" (Reportagem do Jornal "A Voz de Esmoriz")

Na tarde do passado dia 16 de Março, realizou-se o II Encontro de Inserção Profissional de Esmoriz no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Diante de uma plateia bem composta (com cerca de 150 espectadores), o lema adoptado para este ciclo de conferências foi o de “inspirar, desafiar e motivar”. 
Na sessão de abertura, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, relembrou que o seu executivo tem apostado na formação e na participação dos cidadãos, valorizando assim o carácter imaterial da comunidade. O autarca realçou ainda os papéis cruciais desempenhados pelos gabinetes de apoio psicossocial e de inserção profissional que vão de encontro às expectativas e necessidades da população. Por seu turno, António Marques, Director Adjunto do IEFP de Aveiro, valorizou o papel dos GIP’s pela proximidade evidenciada para com as pessoas, e deixou ainda uma mensagem de esperança, alicerçando a sua argumentação nas melhorias recentes da economia que deverão traduzir-se na criação de mais postos de trabalhos ou oportunidades. Valorizou igualmente a necessidade de aquisição de competências por parte dos cidadãos, relevando o papel das formações nesse contexto específico. 
Seguiu-se depois uma pequena tertúlia sob o tema “Que valor dá a um profissional?” que juntou à conversa as seguintes directoras de Recursos Humanos: Sandra Fernandes, em representação da Tanoaria Josafer, Elisabete Pinho, em nome da DS Smith, e Patrícia Pereira, pelo Grupo Oscacer. Em jeito de sintonia, todas as recrutadoras valorizaram o dinamismo, a proactividade, o empenho, a disponibilidade, a responsabilidade, a vontade de aprender e a assiduidade como marcas desejáveis de um bom profissionalismo. O candidato a emprego tem de saber o que pode acrescentar à empresa, adaptando o seu currículo ao anúncio que mereceu a sua atenção em concreto. O currículo deve ser simples e não muito extenso, tem de conter um “toque pessoal” do candidato, e é crucial que aqui se evitem erros ortográficos. Na entrevista, a atitude do interessado na vaga de emprego pode ser um factor decisivo. Além disso, estas especialistas em recursos humanos reconheceram que as empresas devem apostar na formação dos seus trabalhadores, de forma a que estes atinjam o pleno em termos de produtividade. Também a atribuição de prémios pode constituir um incentivo que favoreça o ambiente e a performance laborais. 
Posteriormente seria a vez de Maria João Mota, Psicóloga do Espaço de Contacto Social e Cultural (PELE), discursar sob o tema das “Competências Interpessoais” (“Soft Skills”). Aí teve a oportunidade de apresentar o projecto singular em que está inserida e que consiste na valorização de competências individuais através de manifestações artísticas como a música, o teatro e as artes circenses. Na génese desta visão, está a ideia de que a arte pode atrair as pessoas mais distantes da comunidade (como por exemplo: reclusos ou cidadãos sem rumo social) para os espaços de participação, além de se revelar como um meio de transformação social e cultural. Através deste método, a auto-estima, a auto-confiança e o próprio arrojo dos participantes saem reabilitados. O seu projecto envolve assim produções de cariz cultural dirigidas para aqueles que necessitam de se reintegrar na sociedade e no próprio mundo do trabalho.
Após esta intervenção, foi a vez de Sara Couto, Coordenadora do Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego do IEFP Aveiro, valorizar a importância dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP’s) porque estes constituem meios de aproximação às populações, permitindo aos cidadãos aceder a ofertas e medidas de emprego. Os GIP’s têm ainda a particularidade de deter um conhecimento detalhado e privilegiado sobre as pessoas e as empresas da região, favorecendo desta forma potenciais cenários de articulação. Sara Couto relembra ainda que o IEFP tem vindo a apostar na descentralização da formação, de forma a chegar a um maior número de pessoas para que estas adquiram mais competências. 
No encerramento, Ana Cunha, Vereadora da Educação, Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar, felicitou o trabalho do GIP de Esmoriz, actualmente representado por Daniela Campos (a qual conduziu os trabalhos de apresentação deste encontro) e recordou que a autarquia tem apostado na manutenção dos postos de trabalho e na proximidade para com as empresas bem como na educação e no desenvolvimento sociais. Por fim, deixou um apelo às pessoas para que estas nunca deixem de acreditar em si próprias porque é sempre possível um futuro melhor.




Artigo publicado recentemente na edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 26 de Março de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário