quarta-feira, 22 de setembro de 2021

António Sá – “Nunca antes houve tanta obra realizada em Esmoriz, seja material ou imaterial” (Entrevista)



 RUBRICA “À PROVA DOS NOVE”

      

Nove questões, nove respostas. Vamos saber a opinião de cada um dos candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz. O convidado de hoje da nossa rubrica é António Sá, actual tesoureiro da Junta de Freguesia de Esmoriz, contabilista e dirigente associativo, tendo sido oficializado como candidato do PSD à Junta de Freguesia de Esmoriz.


1- Bom dia, António Sá. É candidato pelo PSD. Poderia descrever um pouco do seu percurso profissional e associativo, de forma a apresentar-se aos eleitores.


R: Antes de mais, obrigado por esta oportunidade.  Em criança, descobri a paixão pelos números e pelas contas certas. Por isso, tirei um Bacharelato em Contabilidade e Administração e sou contabilista certificado com trinta e cinco anos de serviço em várias empresas, carreira da qual muito me orgulho.

Quanto ao Associativismo, sempre me foi uma área na qual estive inserido e, por isso, tenho uma forte ligação às nossas instituições.

Fui atleta e diretor do Esmoriz Ginásio Clube e diretor da Federação Portuguesa de Voleibol durante 12 anos.

Para além da paixão do desporto, movido pelo gosto em ajudar, estive também ligado ao Centro Comunitário de Esmoriz durante os últimos 18 anos, tendo contribuído para o desenvolvimento de inúmeros projetos na área social. 

Estas experiências profissionais e associativas deram-me conhecimentos e competências que são fundamentais a qualquer pessoa que pretenda ser Presidente de Junta.



2- Quais as principais razões que o motivaram a avançar com a candidatura?


R: Em primeiro lugar, porque sou um filho da nossa terra e sinto uma enorme vontade de servir a nossa comunidade. Nasci em Esmoriz, sempre morei cá e foi aqui que casei e fui pai. Esmoriz é a minha terra e desde sempre senti vontade de contribuir para tornar a nossa cidade cada vez melhor.

Depois, porque a par do meu percurso profissional e associativo, nos últimos 8 anos tenho estado ao serviço da população como Tesoureiro da Junta de Freguesia de Esmoriz. Para além da honra que tem sido servir a nossa comunidade, orgulho-me do trabalho que temos feito e do quanto a cidade evoluiu neste período.

Sou candidato à Junta de Freguesia de Esmoriz porque a minha experiência pessoal, profissional e política me levou a conhecer ainda melhor a nossa cidade, as nossas pessoas, os desafios que temos pela frente e o que podemos fazer para os ultrapassar.

Sei que muito foi feito e que muito temos para fazer. Sou candidato porque tenho a experiência e o conhecimento necessários e conto com uma equipa de excelência, de pessoas com provas dadas em várias áreas, que querem dar tudo de si para continuar a fazer de Esmoriz uma cidade da qual nos podemos orgulhar cada vez mais.



3- Na sua opinião, qual deve ser o papel do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz junto da comunidade? E que características deve possuir para prestar um bom serviço à população?


R: O Presidente de Junta tem de ser um verdadeiro líder da comunidade, ou seja, alguém que defina o rumo a ser traçado para melhorar a nossa comunidade, mas que, ao mesmo tempo, saiba escutar os Esmorizenses, perceber os seus problemas e implementar as soluções para as necessidades identificadas. Tem de sentir, perceber e interpretar a vontade comum da nossa comunidade e trabalhar, com esforço e dedicação, para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Para isso, é fundamental ter experiência, conhecer a Junta de Freguesia por dentro, as respetivas competências e capacidades da Junta, para se poder dar cumprimento a esta nobre missão que é ser autarca.



4- No seu entender, quais foram as principais obras que o executivo, do qual faz parte, realizou nos últimos anos em Esmoriz?


R: As obras executadas por este Executivo foram tantas que nomear todas é um exercício demorado. Mas, a título de exemplo, podemos referir a reabilitação da zona dos balneários da praia, a reabilitação do Auditório, Átrio e cobertura do edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz, a reabilitação do Pavilhão dos Castanheiros (atual pavilhão das colectividades), a construção das namoradeiras ao longo da costa, a renovação das paragens dos autocarros, as intervenções de beneficiação do cemitério, a requalificação de dezenas de arruamentos da nossa cidade, a construção e reparação de passeios, a reconversão do Estaleiro da Praia em parque de estacionamento, a requalificação dos Jardins Padre Campos e da Rua João Santarém, o reordenamento da Praia Velha, a reabilitação de tanques e lavadouros por toda a cidade, entre outras obras que também aqui podiam ser referidas.  Isto, em termos de obra física. Mas não podemos esquecer o enorme impulso que demos aos projetos imateriais, que não se veem. Antes de nós, a Junta de Freguesia pouco mais fazia do que emitir atestados. Nós aumentámos a oferta de serviços à população, criando a Universidade Sénior, a Comissão Social de Freguesia, o Gabinete de Apoio Psicossocial e o Gabinete de Inserção Profissional, que prestam serviços de proximidade e que são fundamentais na vida da nossa comunidade.

Nunca antes houve tanta obra realizada em Esmoriz, seja material ou imaterial.



5- Por outro lado, quais são então as principais carências da cidade de Esmoriz que devem ser resolvidas no futuro?

R: Em primeiro lugar, temos que recordar que os problemas de Esmoriz não nasceram hoje e muitos deles são problemas de fundo, ou seja, que não se resolvem num dia ou apenas pela intervenção da Junta de Freguesia.

De forma resumida, identifico 3 áreas, sendo que não se esgotam aqui os desafios que temos pela frente.

Desde logo, um dos maiores desafios que a cidade tem pela frente resulta da falta de planeamento urbano que Esmoriz não recebeu ao longo de décadas e que só nos últimos anos, com o PSD, começou a acontecer. Esta falta de planeamento urbano comprometeu o desenvolvimento da cidade, prejudicou a nossa rede viária, o espaço envolvente e a definição de zonas na cidade para as diversas funções que são necessárias, como as Zonas Industriais ou Comerciais. Felizmente, já começamos a ver melhorias nesse planeamento.

Outro dos desafios é a Reabilitação da Frente Mar, que neste momento já se encontra em decurso graças a nós.

Além destes, existe também a necessidade de se criar uma rede de transportes públicos adaptada às aspirações da comunidade, sendo que já demos um passo ao renovar as paragens de autocarros.

Felizmente, seja para os desafios que referi ou para os que ficaram por referir, temos as soluções certas e as pessoas com a experiência necessária para os resolver, sendo certo que, como disse, são situações que demoram o seu tempo a serem resolvidas.



6- Caso seja eleito, quais os principais projectos que pretende concretizar no mandato entre 2021 e 2025?

R: O nosso programa é vasto e contou com contributos de vários Esmorizenses, fossem do PSD ou independentes. Entre os principais projetos para o próximo mandato temos a cobertura do mercado semanal na Praça dos Combatentes, a criação do Mercado de Natal, a criação do Centro Cultural de Esmoriz com a reabilitação total do Palacete dos Castanheiros, a reabilitação da Frente Mar, as intervenções de regeneração urbana por toda a cidade, sendo que a título de exemplo podemos referir as intervenções na Rua dos Castanheiros, na Rua Alexandre Sá Pinto e na Rua da Mariana. Além disto, pretendemos ainda criar um espaço de lazer no Campo da Árvore assim como o Interface Ambiental da Barrinha. Podem conhecer o nosso programa na íntegra, explicado de forma simples e direta, na página do Facebook da nossa candidatura “Seguimos Juntos por Esmoriz”.



7- Como descreveria a sua equipa que o acompanha?

R: Construímos uma equipa jovem, mas com grande experiência autárquica, com pessoas de várias áreas profissionais, e que nos garante a perfeita harmonia entre idades, diversidade de locais de origem na cidade e o respeito pela igualdade de género.

É uma equipa que, para além das provas dadas na política e na comunidade, é composta por pessoas sérias e competentes, representativa dos valores que caracterizam o Esmorizismo que nos define, e uma equipa que representa toda a cidade, desde Gondesende até à Praia.



8- Se tivessem de escolher um lema para a vossa candidatura, qual seria? E já agora, porquê?

R: Por um lado, o slogan de todas as candidaturas do PSD é “Seguimos Juntos”, demonstrando o espírito de união entre todos os candidatos do PSD, mas também de união às nossas populações, numa verdadeira política de proximidade, que sempre caracterizou os autarcas do PSD desde a liderança assumida pelo nosso Salvador Malheiro. Por outro lado, em Esmoriz, personificamos o lema “Certeza no Futuro”, que expressa a experiência adquirida nestes 8 anos no executivo, onde demonstrámos trabalho, percebemos os desafios da cidade, e projetamos, com verdade, o futuro da cidade com uma visão realista, concretizada por uma equipa que provou estar capacitada. Portanto, num verdadeiro espírito de união, se tivéssemos de optar, diríamos “Seguimos Juntos com a certeza no futuro”.



9- Por fim, e na qualidade de candidato, que mensagem gostaria de deixar à comunidade esmorizense?

R: Os Esmorizenses conhecem-me bem, não só pelo nome que é uma referência já de família, mas também pelo meu percurso de vida, como homem, como atleta e dirigente associativo. Mas gostaria de destacar os meus últimos 8 anos como autarca do PSD, onde adquiri experiência que se assume decisiva na gestão pública. Deste modo, sinto que tenho as competências e os conhecimentos necessários para continuar a fazer de Esmoriz uma cidade da qual nos podemos orgulhar cada vez mais.

Tenho comigo uma equipa jovem e competente, preparada para defender os interesses de Esmoriz e dos Esmorizenses e responder aos desafios que teremos pela frente durante os próximos anos.

Connosco os Esmorizenses podem ter certeza no futuro. Por isso, apelo a que no próximo dia 26 de setembro os Esmorizenses confiem em nós e votem PSD.



Agradecemos, desde já, o tempo que nos concedeu.






Nota: Entrevista concedida anteriormente ao Site A Voz de Esmoriz, partilhada posteriormente pelo nosso blogue. Pretendemos partilhar as entrevistas posteriores de todos os candidatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário