sábado, 25 de setembro de 2021

E a campanha... acabou!

Terminou a campanha para as eleições autárquicas de 2021, e neste sábado, temos então o dia de reflexão. Muitas ideias e projectos foram difundidos. Na minha opinião, todos tiveram visibilidade e a oportunidade de demonstrar as suas visões nos jornais e rádios locais. Surgiram alguns projectos interessantes, elogios e críticas pertinentes, e claro, equipas com características diferenciadas.

Estranhamente, não vimos qualquer mulher candidata (isto é, cabeça de lista) à Câmara Municipal de Ovar ou à Junta de Freguesia de Esmoriz, algo que merece o nosso reparo. Apesar de elas estarem presentes nas listas, a verdade é que fez falta uma visão feminina. Talvez é algo a reflectir no futuro.

Por outro lado, ficou também claro que um político ou candidato deve ter um bom poder de oratória e conhecimento de causa, caso contrário, arrisca-se a ser ultrapassado pela concorrência nos debates.

Naturalmente, a campanha é fundamental. A ideia de criar uma dinâmica positiva em termos de propaganda (arruadas, outdoors e comícios), mesmo que exista algum "fogo de vista" ao início, pode ser uma vantagem para que esse partido comece a conquistar a confiança e a atenção de mais eleitores. A quantos mais eleitores, a mensagem chegar, mais votos poderão ser alcançados. Há quem se tenha lançado mais cedo do que outros nessa contenda. Será que vão retirar dividendos disso? E os que apareceram mais tarde vão ressentir-se? Não sabemos, mas faremos aqui a análise na próxima semana.

Outra interrogação é saber como vai ficar o quadro político em Esmoriz e Ovar no pós-eleições. Quem vencerá? Terá maioria absoluta? Ou será obrigado a um entendimento com a oposição?

As perguntas são muitas, mas as respostas só as teremos na noite deste Domingo. 

Só nos resta apelarmos aos cidadãos de Esmoriz para que hoje reflictam e amanhã exerçam o seu direito de voto. Seria muito bom que a abstenção na nossa terra fosse inferior a 40%. 

Por isso, invista neste próximo domingo cinco ou dez minutos para ir votar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário