quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Aurélio Silva Gomes – “Quero honrar, com o meu empenho, muita gente que lutou por Esmoriz sem regatear esforços ou horários” (Entrevista)


 RÚBRICA “À PROVA DOS NOVE”


Nove questões, nove respostas. Vamos saber a opinião de cada um dos candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz.

O convidado de hoje da nossa rubrica é Aurélio Silva Gomes, nascido em 1952, empresário em Esmoriz, e que aceitou o desafio de ser líder do Núcleo do CDS-PP Esmoriz e avança agora como candidato do partido à Junta de Freguesia de Esmoriz, no âmbito das eleições autárquicas de 2021.


1- Bom dia, Sr. Aurélio Gomes. É candidato pelo CDS-PP. Poderia descrever um pouco do seu percurso profissional e associativo, de forma a apresentar-se aos eleitores.


R: Em termos profissionais:

Estudei normalmente até aos 16, concluindo um curso de Eletricidade na Escola industrial de Luanda (aproveitamento consecutivo ano após ano, o que, passe a falta de modéstia, não era conseguido por mais de 10% dos alunos na altura).

Após esse curso ingressei no mercado de trabalho e continuei a estudar à noite. Com o fim da vida militar à vista, no ano letivo 1974/1975 matriculei-me no ensino superior, mas não o cheguei a frequentar porque devido ao 25 de Abril em Angola tudo se desmoronou.

Vim para Portugal em 75, casado, e comecei a trabalhar na área de eletricidade e eletrónica por minha conta, e em 86 criei uma empresa que ainda perdura e mais 2 outras com menos atividade que também funcionam nos dias de hoje.

Relativamente ao meu percurso associativo:

Tive uma curta passagem como diretor do Sporting Clube de Esmoriz no início dos anos 80, apenas uma época.

Em 87 ingressei num movimento católico, ligado á diocese do Porto, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, no qual fui dirigente/coordenador várias vezes, em diversas ações deste MCC. Ainda continuo neste movimento, agora com menos atividade devido à pandemia. A par desse estar no MCC, a partir do fim dos anos 80 estive sempre ligado à paróquia de Esmoriz, onde colaborei e colaboro em diversas atividades da vida da Igreja Paroquial.


2- Quais as principais razões que o motivaram a avançar com a candidatura?


R: Várias razões. Arrisco a descrevê-las, por ordem, quanto à sua importância:

Em contraste com o que vinha acontecendo, pouco tempo depois de Esmoriz ser elevada a Cidade, anos 90, o poder autárquico começou a definhar, dando lugar a vaidades e muita passividade. Começou a faltar a mística autárquica que havia. A cidade ia crescendo, mas manca autarquicamente até aos dias de hoje.

Isso preocupou-me e começou a nascer vontade de fazer algo POR ESMORIZ.

Entretanto no MCC onde estava integrado fui sendo influenciado, para que estivéssemos nos ambientes de decisão, nomeadamente na política, dizendo-se muitas vezes, se não estiverem pessoas disponíveis a servir com seriedade estarão outras.

Por outro lado tornei-me militante do CDS, pela sua matriz democrata Cristã, e as estruturas da Concelhia lançaram-me o desafio que acabei por aceitar.


3- Na sua opinião, qual deve ser o papel do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz junto da comunidade? E que características deve possuir para prestar um bom serviço à população?


R: Ter como pano de fundo o bem comum. O melhorar a qualidade de vida dos Esmorizenses.

O presidente deve ter um papel fiscalizador de tudo o que se faz na cidade. Pensar que tudo o que acontece em Esmoriz em termos de bem comum, a Junta de Freguesia de Esmoriz (JFE) deve ter um papel interventivo, e não passivo. Não pode delegar tudo na Câmara Municipal de Ovar (CMO). A Junta de Freguesia de Esmoriz deve ser sempre parte interessada e fazer-se ouvir.

Reivindicar o que pertence a Esmoriz junto da CMO, estar atento, perceber como se utiliza o dinheiro, nomeadamente nas obras, se bem ou mal, para que o tempo de vida das obras, não seja tão curto como o que temos assistido.

Deve saber negociar as competências da JFE e procurar ir mais além do que a CMO se propuser a fazer.

Deve ter espírito de serviço, deve ter um mínimo conhecimento sobre infraestruturas, porque não sendo a única área importante para uma cidade, com estas a funcionarem deficitariamente, acaba por afetar todas as restantes.

Estar atento à cidade e às suas coletividades, apoiá-las sempre que possível e interceder junto de quem tenha responsabilidade.

Ter um cuidado especial pelas áreas de lazer, nomeadamente, parque do Buçaquinho, passadiços, praias e zonas ajardinadas.



4- No seu entender, Esmoriz tem potencial para evoluir ainda mais?


R: Sim.

É gritante no que toca a infraestruturas rodoviárias, estou a referir-me principalmente: a pavimentos, a passeios, acessos à Av. 29 de Março e a outras vias principais da cidade.

Melhorar/reabilitar a arborização da cidade.

Na área da cultura/equipamentos é também preocupante que o pouco que temos esteja tão mal maltratado. Devendo ser dada especial atenção ao Palacete dos Castanheiros e ao Esmoriztur.

Todo o espaço do Palacete deve ser reabilitado, e na minha opinião, ser criado nesse espaço um Museu de Esmoriz, uma Biblioteca construída de raiz, com outras valências e, juntando outras coletividades, tornar aquele espaço num centro de cultura de Esmoriz.

Criação de parques com jardins infantis em conjunto com espaço de manutenção física para adultos.

Na área do desporto para além da atenção ao Esmoriz Ginásio Clube e ao Sporting Clube de Esmoriz, que têm sido bandeiras de Esmoriz, penso que devemos sonhar com um pavilhão municipal a construir próximo das instituições referidas e formar uma zona desportiva, mais completa.

Para mim todo o edificado da Igreja e zona envolvente, deve merecer uma atenção muito especial da JFE. Trata-se da parte central de Esmoriz e é uma Instituição com um papel muito importante na formação moral/cívica das pessoas em todas faixas etárias, com maior impacto nas crianças e jovens, e faz parte da história e identidade de Esmoriz.



5- No seguimento da pergunta anterior, quais são então as principais carências da cidade de Esmoriz que devem ser resolvidas no futuro?


R: Na resposta anterior já foquei algumas das carências da cidade, não as vou repetir para não ser exaustivo, sendo que, na minha opinião, são naturalmente as principais.




6- Caso seja eleito, quais os principais projetos que pretende concretizar no mandato entre 2021 e 2025?


R: Os principais estão descritos na resposta 4. Concretiza-los num mandato? Não o posso prometer. Somos dependentes da CMO. No entanto, eu e minha equipa, de certeza que vamos começar a trabalhar neles, após a eleição. Alguns serão de longa duração, mas o caminho faz-se caminhando.

Comprometemo-nos a não ficar de braços cruzados, e sempre com o foco em todas as carências descritas, e outras que naturalmente serão identificadas. Mas é nossa intenção começar a trabalhar no imediato na: melhoria das infraestruturas, melhoria / ampliação da arborização da cidade e reabilitação do Palacete dos Castanheiros e da sua envolvente.



7- Como descreveria a sua equipa que o acompanha?

R: Uma equipa séria, habituada a trabalhar e a servir gratuitamente, disponível para lutar por Esmoriz. Não são dependentes da política nem têm pretensão de se tornarem profissionais políticos.

Têm a sua atividade profissional estabilizada, e vão vestir a camisola POR ESMORIZ, unicamente com espírito de serviço à comunidade, e naturalmente à cidade, no fundo viver a essência do ser político.

Eu, por exemplo, só pretendo fazer um mandato, mas com este mandato, mudar o paradigma do estar na política e na JFE, esperando que perdure por muitos anos.



8- Se tivessem de escolher um lema para a vossa candidatura, qual seria? E já agora, porquê?


R: O lema está escolhido, POR ESMORIZ.

Porque o nosso estar é Por Esmoriz.

Gostamos da terra em que nascemos ou fomos acolhidos, e por isso queremos ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem cá vive, ou passe algum tempo entre nós, e delegar aos nossos vindouros uma melhor terra para viver.

No meu caso pessoal, acrescento, que quero honrar, com o meu empenho, muita gente que lutou por Esmoriz sem regatear esforços ou horários, com o seu trabalho gratuito para hoje usufruirmos desta terra de que muito gostamos, apesar das suas muitas debilidades.



9- Por fim, e na qualidade de candidato, que mensagem gostaria de deixar à comunidade esmorizense?

R: Caso seja eleito, preciso de contar com os Esmorizenses para melhorar a qualidade de vida na Cidade, nomeadamente os que tiverem melhores condições para o efeito.

Só com o empenho de muitos vai ser possível alterar este estado de “nece-Cidade” que vivemos atualmente.

Só com o empenho de muitos, será possível devolver o orgulho Esmorizense vivido durante muitos anos, mas que se foi perdendo a partir dos anos 90.

Prometo desde já uma gestão aberta, que possa ser acompanhada e participada por todos os interessados.

Podem contar com todo o meu empenho para servir Esmoriz e somente POR ESMORIZ!


Agradecemos, desde já, o tempo que nos concedeu.






Nota: Entrevista concedida anteriormente ao Site A Voz de Esmoriz, partilhado posteriormente pelo nosso blogue. Pretendemos partilhar as entrevistas posteriores de todos os candidatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário