terça-feira, 29 de maio de 2012

Festa da Paróquia de Esmoriz (2012)

Os preparativos começaram no Sábado (26 de Maio) com a indispensável participação do Grupo de Jovens, dos Escuteiros e de outros colaboradores esmorizenses. Foi necessário recriar uma cozinha e ainda efectuar a devida limpeza dos mais diversos espaços que compõem o Pinhal de Esmoriz/Gondesende, situado mesmo ao lado da empresa Jacinto (responsável pela produção e reparação de viaturas).
Nesse mesmo dia, também se realizou a partir das 21:30 uma marcha que sairia da Igreja Matriz de Esmoriz, transportando o belíssimo andor de Nossa Senhora até à Capela recriada no Pinhal. Uma vez colocada nesse espaço, algumas pessoas decidiram pernoitar no local de forma a garantir vigilância sobre o referido espaço que recentemente fora alvo de assaltos e vandalismo.
Finalmente, chegava o grande dia (Domingo, 27 de Maio), que decorreria em condições atmosféricas apelativas, factor decisivo para o sucesso/insucesso dos eventos realizados ao ar livre. A afluência foi significativa, sendo estimada a presença de 300-350 pessoas. Ao meio-dia, foi realizada uma Eucaristia, celebrada pelo padre Fernando Campos e presenciada por muitos que desejavam ouvir a palavra de Deus. No final desta cerimónia, houve ainda tempo para contemplar a entrada de novas crianças para o grupo de escuteiros de Esmoriz, momento especial que atraiu a curiosidade do público visitante.
Posteriormente, teríamos a hora de refeição. Cerca de 90 pessoas preferiram participar no almoço organizado pela Paróquia, cujo preço rondava os 8/9 euros por indivíduo (!). O "prato" estava apetitoso e, como tal, ninguém se pode queixar das "cozinheiras" de serviço que fizeram o seu melhor para satisfazer os gostos dos visitantes. Todavia, não se compreendem os preços praticados pela organização que são, na nossa perspectiva, exagerados. Infelizmente, e de acordo com personalidades ligadas à referida organização paroquial, está ainda a ser equacionado um possível aumento para a ordem dos 10 euros por refeição. Contudo, também sabemos que existem outros catequistas e responsáveis que não se revêm nesta possibilidade. Oxalá que os dirigentes da Paróquia de Esmoriz tenham em conta a conjuntura actual, antes de tomar este tipo de decisões. 
Dentro deste contexto, vislumbramos ainda um nº indeterminado de pessoas que decidiram, por conta própria, efectuar piqueniques nos mais diversos espaços do Pinhal. Esta era a opção mais económica que proporcionava, em simultâneo, um maior contacto com a Natureza. 
Quanto ao serviço de cafetaria, também apreciamos muito o esforço prestado pelos seus "funcionários" que conseguiram atender às necessidades de todos, mesmo quando lhes foram pedidos 12 ou 13 cafés de uma só vez!!! Neste espaço, os preços eram mais apelativos, visto que cada café custaria 50 cêntimos e por isso, a procura foi elevadíssima, sobretudo por volta das 14-15 horas. Também devemos elogiar a qualidade do produto (SICAL - 5 Estrelas) que fora comercializado nesta ocasião.
A partir das 15 horas, começava a tarde recreativa, realizada no palco, aonde tinha decorrido a Eucaristia. Por exemplo, vislumbramos algumas turmas de catequese a entoar cânticos de adoração às figuras centrais do Cristianismo. Os pais assistiam orgulhosamente a este e a outros espectáculos. 
Por fim, às 17:30, testemunharíamos a Procissão Final que faria agora o caminho inverso, transportando o andor de Nossa Senhora até à Igreja Matriz de Esmoriz. Assim sendo, terminava o programa deste evento anual.
Independentemente das escolhas efectuadas por cada um, a verdade é que perdurou a harmonia e a sociabilidade, elementos que engrandecem qualquer festa. Todos tiveram a oportunidade de participar nas cerimónias, na diversão, nas refeições e, por isso, cremos que a Festa Paroquial de Esmoriz, pese um ou outro aspecto a corrigir, esteve à altura das expectativas dos cidadãos que a frequentaram...



Imagem do palco do Pinhal de Esmoriz onde decorreram inúmeras actividades, de carácter religioso e recreativo.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário