quarta-feira, 23 de maio de 2012

O protocolo da polémica...

Para além das dissensões visíveis entre os membros socialistas que governam a Junta de Freguesia, também são conhecidos atritos entre o PS e o PSD, sobretudo em torno do Protocolo de Delegação de Competências da Câmara Municipal de Ovar para a Junta de Freguesia de Esmoriz
O PS de Esmoriz ambicionava a sua aprovação, alegando o acesso a um montante cifrado em 128. 473, 50 euros que seria utilizado para a resolução de alguns problemas em termos de gestão local. Assim sendo, tal verba poderia ser aplicada na manutenção de jardins, no tapamento de buracos, na realização de pequenas reparações em edifícios escolares, na limpeza das bermas...  Os socialistas afirmavam ainda que tal contrato proporcionaria uma maior autonomia à freguesia!
Todavia, o PSD de Esmoriz rejeitou prontamente tal acordo, argumentado que a quantia proveniente do município de Ovar é insuficiente, tendo em conta a dimensão da nossa cidade. Os dirigentes sociais-democratas não se contentam com as alterações desfavoráveis no protocolo, recusando o acesso a uma "pechincha", quando é conhecido o avultado saldo de gerência apresentado pela Câmara Municipal de Ovar relativo ao exercício de 2011.
O que é certo é que o protocolo não foi aprovado e as responsabilidades devem ser apuradas! Por um lado, o PS parece contentar-se com qualquer soma, independentemente da mesma ser justa ou não, enquanto que, por outro, as exigências do PSD evitam que a nossa localidade aceda ao montante estipulado que deveria ser canalizado para a satisfação de algumas necessidades da população esmorizense.
Antes de terminar o meu artigo, gostaria de deixar um provérbio para cada um dos partidos a propósito desta questão.
Para os socialistas que se contentam com valores modestos, deixo esta afirmação célebre de Pedro Felipe B. Silva:

"Há quem se contenta com pouco. Mas há quem mereça pouco. Mas há também quem realmente seja pouco. E viverá somente do pouco? Pouco?"

Em relação aos representantes do PSD que exigiam mais dinheiro, postura que rompeu com a aprovação do contrato (consequência - Esmoriz não receberá o montante designado), gostaria de lhes relembrar o seguinte lema, tão bem conhecido:


"Quem tudo quer, tudo perde"


esmoriz.jpg

Imagem nº 1 - A Freguesia de Esmoriz vive momentos conturbados.


Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário