sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resultados das sondagens - Novo Parque do Buçaquinho, Praias de eleição e Comissão de Melhoramentos

A concretização do Novo Parque do Buçaquinho mereceu a aprovação da esmagadora maioria dos nossos leitores. Parece que é praticamente consensual a ideia de que se tratou duma obra bastante importante para as Freguesias de Esmoriz e Cortegaça. Manuel de Oliveira e seu Executivo estão de parabéns, pois legaram às comunidades uma mais-valia. É sempre bom estar em contacto com a Natureza, observar as aves, os patos, as plantas e ainda as Exposições de carácter científico que aí se encontram. Estou orgulhoso deste projecto, sustentado em grande parte por fundos comunitários, e espero usufruir das suas virtudes durante muito tempo. É importante assegurar a sua manutenção. Viva o Novo Parque do Buçaquinho!






Sondagem nº 1 - Como avalia o projecto do Novo Parque do Buçaquinho promovido pela CM de Ovar?

a) Excelente. Inovação e Sabedoria estiveram por detrás desta grande vitória para as comunidades. 
46 (42%)

b) Bom. Foi tudo muito bem planeado e os resultados falam por si. 
30 (27%)

c) Suficiente. Há situações que podem ser melhoradas. 
27 (25%)

d) Um desastre. Preferia como estava dantes. 
5 (4%)

Votos apurados: 108 
Sondagem fechada




A nível de Praias, é evidente que a nossa Praia da Barrinha e a do Cantinho atraem milhares de turistas nacionais e portugueses. Temos ainda um vasto areal, sobretudo na primeira já referida, o que permite aos banhistas efectuarem longas caminhadas, isto para além de poderem praticar voleibol ou surf. As esplanadas junto à Praia também asseguram qualidade e isso é outro factor a ter em conta. Destaque ainda para os palheiros tradicionais e para o parque que aí se encontra, tendo até uma pequena pista para a prática de skate.
Por seu turno, a estreita e limitada Praia do Cantinho é cobiçada dado que aí o mar costuma ser mais calmo, o que proporciona melhores condições para banhos.
A Praia, tal como o Novo Parque do Buçaquinho, constituem um importante potencial turístico. É pena que a Barrinha não esteja ainda reabilitada, mas eu acredito que isso poderá mudar em breve. Também o avanço do mar é um problema sério que merece medidas eficazes no imediato. Não se esqueçam do povo de Esmoriz!
As praias de Cortegaça-Maceda e Ovar completaram o pódio, embora exista também gente que goste de fazer praia em Espinho ou Vila Nova de Gaia.


Sondagem nº 2 - Onde prefere fazer praia?


a) Esmoriz
  144 (71%)
b) Cortegaça-Maceda
  25 (12%)
c) Ovar
  16 (7%)
d) Paramos
  11 (5%)
e) Silvalde
  3 (1%)
f) Espinho
  14 (6%)
g) Granja
  6 (2%)
h) Aguda
  11 (5%)
i) Miramar
  7 (3%)
j) Francelos
  6 (2%)
l) Outra
  8 (3%)

Votos apurados: 201 
Sondagem fechada


Por fim, propusemos a avaliação da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, dado que se tinham verificado algumas polémicas recentes. Mais de uma centena de pessoas forneceu a sua opinião. Os resultados verificados tendem para uma nota positiva. Apenas 21 % discorda do rumo seguido por Carlos Alves, Henrique Araújo e Companhia. 
Recorde-se que surgiram algumas críticas que colocavam em causa a imparcialidade da Rádio Voz de Esmoriz, mas os defensores da actual direcção recordam que já foram saldadas algumas dívidas, promovidos eventos especiais de animação e restabelecida a periodicidade do jornal - A Voz de Esmoriz.
Os novos eleitos precisam de tempo. É necessário estabilidade para que esta instituição, fundamental para a terra, resista aos tempos mais difíceis. No fim, os discordantes terão todo o direito de se constituir enquanto alternativa e avançar para as eleições. Até lá, acho que todos devemos colaborar no sentido da Comissão sobreviver aos tempos bastante difíceis que atravessa. 


Sondagem nº 3 - Têm existido algumas críticas à Comissão de Melhoramentos de Esmoriz. Como avalia o trabalho inicial da actual direcção liderada por Carlos Alves?


a) Muito Bom - Este é um novo e importante rumo que tem de ser seguido para bem da CME.
  31 (30%)

b) Bom - Realizaram-se algumas actividades e devolveu-se a pontualidade ao jornal.
  13 (12%)

c) Satisfatório - Fizeram-se algumas coisas, mas há posturas a corrigir.
  21 (20%)

d) Negativo - As críticas à suposta ausência de imparcialidade são graves.
  22 (21%)

d) Ainda é cedo para tomar as devidas ilações. É preciso dar tempo aos novos eleitos.
  16 (15%)


Votos apurados: 103 
Sondagem fechada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário