terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Esmoriz no Mapa das Opiniões Exteriores

Como já denotaram, eu agora desempenho funções bem longe da nossa terra. Infelizmente, teve de ser! Mesmo assim, e ao desempenhar as funções de atendimento, as pessoas identificam imediatamente o meu sotaque (nem eu pensava que seria assim tão evidente) e perguntam-me logo: Você é do Norte? De que terra?
Ao que, com um sorriso na cara, respondo - "Cidade de Esmoriz, Distrito de Aveiro".
Confesso que a maior parte dos visitantes reconhece dificuldades em localizar geograficamente esta terra de virtudes, embora o nome não soe estranho a alguns. 
Uma minoria consegue não só localizar a nossa terra, como conseguem automaticamente identificá-la como aquela que se destacava na produção das pipas e dos vasilhames (referência clara à Indústria da Tanoaria; a Cidade merece o Museu dedicado a este Sector Tradicional porque é a sua identidade que está em causa!). Mas também encontramos visitantes do Norte que se lembram de ter tomado banho na lagoa que aí existia, a célebre e histórica Barrinha de Esmoriz, na qual vivenciaram momentos inesquecíveis com seus familiares e amigos.
Barrinha e Tanoaria, são para já e de acordo com as minhas experiências inter-pessoais, as palavras mais associadas à nossa linda terra. Lutem pela sua conservação, é o que eu mais peço!
Defendo ainda que deveria ser criado um Posto de Turismo em Esmoriz, já que na vila onde eu vivo, isso existe e faz toda a diferença na divulgação dos nossos monumentos e tradições, atraindo mais turismo nacional e estrangeiro.
A Cidade tem potencial para crescer muito...




Imagem nº 1 - A Barrinha merece ser recuperada. Espero que os autarcas não se esqueçam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário