segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Embarcação "Mar de Esmoriz" escapa heroicamente a naufrágio em Paramos

No Domingo de manhã, viveram-se momentos de apuros na costa de Paramos com os tripulantes da embarcação "Mar de Esmoriz" a presenciarem um momento fatídico. De acordo com o Correio da Manhã, os quatro pescadores tripulantes, com idades compreendidas entre os 30 e os 56 anos, foram surpreendidos pela força das ondas que visaram aquele barco que é hoje um símbolo carismático da Arte Xávega esmorizense. Como se não bastasse, o motor parece ter ficado danificado no decurso da intempérie, o que tornou ainda mais dramática a situação. Telmo Zarrais, arrais do barco em questão, confidenciou mesmo - "O mar estava forte e uma onda bateu-nos. Ficou tudo cheio de água e o motor caiu. Para evitar males maiores, liguei aos meus camaradas e pedi apoio".
No entanto, a história não terminou em tragédia porque felizmente houve lugar para uma actuação heróica de Leandro Gonçalves, pescador que estava nas imediações e que decidiu socorrê-los com o seu barco, arriscando igualmente a sua vida. Com ele seguiriam mais dois elementos que foram igualmente decisivos nas operações de apoio. Leandro assinala mesmo "Eu sei que esta vida não é fácil, e por isso pensei que estavam aflitos. Agarrei nos coletes e fui logo ajudá-los. Felizmente, estavam bem. Só tivemos de retirar a água da embarcação e fazer o motor pegar".
Apesar do grande susto, todos escaparam ilesos e aportariam, em condições mínimas de segurança, na praia vizinha de Silvalde.
Esta história prova, mais uma vez, a solidariedade que existe entre muitos pescadores. Todos eles sabem dos perigos do alto mar, esse mesmo que já derrubou ou absorveu uma Casa da Guarda Fiscal e uma antiga Capela da Praia em Esmoriz e que ousou agora tentar, embora em vão, usurpar mais um grande elemento patrimonial de Esmoriz - a sua embarcação emblemática da Arte Xávega.



Salva pescadores em apuros no mar

Imagem nº 1 - O barco ‘Mar de Esmoriz’ foi rebocado por um tractor depois de ter atracado na praia de Silvalde, 
Foto - Paulo Jorge Duarte

2 comentários:

  1. Olá
    Uma história com final feliz...e ainda bem que assim foi.
    Cumprs
    Agusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      É verdade, amigo Augusto. Acabou bem, mas poderia ter terminado em tragédia. Felizmente, tudo se resolveu a tempo.
      Um abraço

      Excluir