sábado, 30 de novembro de 2019

Casa cheia na homenagem a Manuel Brito

O Grupo de Baladas Nostalgia decidiu homenagear um dos seus mais importantes membros - o Senhor Manuel Brito. Apesar dos seus 80 anos de idade, o talento deste músico para a viola e para os cantos das mornas e coladeiras continua a maravilhar plateias. 
Acompanhado pelos restantes elementos do Grupo de Baladas Nostalgia, Manuel Brito voltaria a realizar um brilharete. Desta feita, o evento teve lugar no Átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz que se revelou afinal demasiado pequeno para acolher quase uma centena de espectadores. Foram várias as músicas de origem cabo-verdiana que foram tocadas/cantadas, além de algumas melodias tradicionais portuguesas.
O público acompanhou com atenção e tentou seguir, com cânticos e palmas, as melodias. 
Seguiu-se posteriormente a actuação do Grupo Capas Negras que cantou alguns fados de Coimbra, complementando a variedade musical até então espelhada.
Por seu turno, o Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda trouxe o melhor do folclore, acrescentando a boa disposição e a alegria nos espíritos de todos os presentes.
Ao longo do evento, foram prestadas as mais diversas homenagens ao Sr. Manuel Brito, que sempre manifestou um orgulho grande em denominar-se como "um português nascido em Cabo Verde". Estamos perante um músico que vive em Esmoriz há muitos anos e cuja contribuição já passou pelo Grupo dos Bandolins de Esmoriz, pelo Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda, pelo Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça, e por fim, pelo Grupo de Baladas Nostalgia.
Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, prestou homenagem ao carácter humano e ao talento artístico de Manuel Brito bem como agradeceu ao Grupo de Baladas Nostalgia todos os eventos já realizados no concelho inteiro.
As homenagens devem fazer-se pois em vida, e o Senhor Manuel Brito decerto que se sentiu grato por todo o carinho e reconhecimento que lhe foi prestado.
Seguem-se algumas fotografias da reportagem realizada pela Comissão de Melhoramentos de Esmoriz:




Imagem nº 1 - O Grupo de Baladas Nostalgia cantou/tocou várias mornas e coladeiras (ou coladeras) típicas de Cabo-Verde. O Senhor Manuel Brito encontra-se num plano central da foto.



Imagem nº 2 - O Grupo Capas Negras trouxe consigo os seus Fados de Coimbra.




Imagem nº 3 - Grupo de Danças e Cantares de São Pedro Maceda apresentou a melhor versão do folclore português.



Imagem nº 4 - Manuel Brito e a sua família juntos num grande momento para mais tarde recordar.




Imagem nº 5 - O evento contou com uma boa adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário