quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Entrevistas com Memória XVII

João Gomes é Presidente do Grupo de Teatro Renascer, entidade cultural fundada em 1992. Desde então, o Renascer foi um dos grupos fundadores da Federação Portuguesa de Teatro, e já organizou 19 Festivais de Teatro de Esmoriz, estando agora a organizar a 20ª edição que se estreou no dia 19 de Outubro e que se prolongará até meados de Dezembro.
João Gomes é, desta vez, o nosso convidado especial.


1- Olá João. O Renascer tem crescido bastante ao nível da visibilidade exterior. Qual tem sido o grande segredo dessa evolução?

R: O segredo está nas pessoas. O Renascer é o que é graças a todos os seus membros e sócios, que abdicam de horas de lazer em prol do grupo. A visibilidade no exterior é apenas e só fruto do trabalho e dedicação de todos. 



2- A vigésima edição começou em grande! Como nasceu a ideia de convidar a actriz Luísa Ortigoso para ser madrinha do festival?

R: A Luísa Ortigoso foi-nos apresentada pelo nosso amigo Heitor Lourenço, e desde o primeiro contacto que se mostrou extremamente disponível e motivada em amadrinhar a Vigésima Edição do Festival. Estamos muito contentes com a escolha e com a sua vinda a Esmoriz. 



3- Uma vez mais, o padrinho honorário, o actor Heitor Lourenço, vai estar presente no festival, trazendo um espectáculo. Como tem sido essa parceria?

R: Como referi na pergunta anterior, o Heitor Lourenço foi o elo entre o Renascer e a madrinha, mas não só. Desde a sua primeira vinda há dois anos, que o Heitor sempre demonstrou publicamente o seu apreço pelo Grupo de Teatro Renascer e por Esmoriz, e isso para nós é maravilhoso. Este ano, para além da sua presença no dia 2 de novembro, vai trazer uma produção de sua encenação em parceria com o Grupo de Teatro das Nações, de Lisboa.



4- Outra aposta do Renascer tem sido, sem dúvida, Felipe Silva, ator brasileiro. Acredita que Felipe tem desempenhado um papel fundamental na preparação de novas peças e na formação dos jovens talentos do Renascer?

R: Neste momento, o Renascer tem 3 produções em cena: “Silêncio das Horas”, “O Mundo das Crianças” e a estreia da peça “Rapunzel – Uma Aventura Musical” que marcou a abertura do Festival. Destas 3, duas são encenação do Felipe. A sua presença trouxe sangue novo ao Renascer. Novos métodos e novos horizontes. O Felipe vive e respira teatro, e esse espírito é vital para o nosso bom funcionamento. 



5- Os Festivais de Teatro de Esmoriz são agora também Festivais das 7 Artes. Como é que se desenvolveu essa tradição? Em que consiste?

R: A origem do Festival Set’Artes deu-se em 2017, quando, no espaço da Junta de Freguesia de Esmoriz, o Renascer organizou a sua primeira edição. O Festival Set’Artes consiste na apresentação de todas as Sete Artes Performativas num só espaço. 
Juntar o Festival Set’Artes ao já longo Festival de Teatro de Esmoriz, foi como juntar Ovar ao Pão-de-Ló. Era bom, ficou melhor! 
Este ano, temos workshops de pintura, exposições de arte, momentos musicais, etc… 



6- No que diz respeito a espectáculos de teatro, quais serão as modalidades mais privilegiadas neste festival? Teremos dramas, comédias, teatro de revista? 

R: Mais uma vez, o Festival de Teatro de Esmoriz espera agradar a todos, e contamos com um cartaz bastante eclético. Começámos logo com um Musical para toda a família. Recebemos o Drama vencedor do CONTE - Concurso Nacional de Teatro – “Alba”, do Grupo de Teatro Nova Morada. A atriz principal é a Ana Paula Mota, que é reconhecida no mundo representativo pelo seu personagem Palhaça Picolé.
Recebemos ainda um grupo espanhol, Grupo Cerrado Por Obra, que traz o drama “Violeta” e a peça infantil “Caperucita Roja”, uma adaptação em espanhol do clássico Capuchinho Vermelho.
A partir daí, e como é do agrado do público de Esmoriz, reina a comédia. “Hábitos de Bebida” e “Nióbio” são dois clássicos da comédia.
O Teatro de Revista regressa ao Auditório Teatro Renascer com António Calvário e Natalina José. A revista “Volta a Portugal em Revista” promete elevar a classe do teatro de revista para outro nível.
Continuando na comédia, este ano, mantém-se a aposta no Stand-Up Comedy, com o comediante Pedro Neves. Pedro Neves já participou em programas como Levanta-te e Ri, PI100PÉ entre outros.
No que toca a teatro infantil, temos a reposição da “Rapunzel – Uma Aventura Musical” no dia 27 de novembro, “Caperucita Roja” no dia 10 de novembro, e “João e Maria”, no dia 1 de dezembro. Nos espetáculos infantis, as crianças têm entrada livre. 



7- Como tem sido já apanágio, a peça de estreia do festival será apresentada pelo Renascer. Como é que a pode descrever sem abrir muito a surpresa? 
(Pergunta feita antes da abertura do Festival)

R: Vão ter de ver. Só podemos dizer que a peça de estreia é a produção com maior investimento, tanto financeiro como em termos de tempo. 



8- O festival tem vindo a aumentar o seu número de espectadores no decurso dos últimos anos?

R: Sim, todos os anos notamos um crescimento significativo no número de espectadores no Festival de Teatro de Esmoriz. A isto deve-se a qualidade de cartaz que todos os anos propomos, mas mesmo assim sabemos que há espaço para melhorar. A aposta na comunicação digital é o maior teste desta edição. 



9- Caso estivesse já reabilitado, o Esmoriztur não seria o espaço mais apropriado para acolher este sonante festival?

R: O espaço do Esmoriztur seria, sem dúvida, o mais apropriado para acolher este festival, não só pela estrutura, mas também pela sua história. O Festival de Teatro de Esmoriz tem raízes no Esmoriztur.
Agora que as obras arrancaram, esperamos, em cooperação com o município, que a próxima edição regresse ao Esmoriztur. Caso seja esse o cenário, prometemos o maior cartaz de sempre. 



10- Por fim, que argumentos utilizaria para convencer os cidadãos a assistirem aos sucessivos espectáculos do novo festival que se aproxima?

R: Como costumo dizer: “Não vale a pena estarmos aqui, se vocês não estão no público”. O Festival de Teatro de Esmoriz é feito para o povo de Esmoriz e arredores. Citando Stuart Hall – “A cultura é o elemento principal na constituição da identidade, que é o que faz uma comunidade, seja local ou global, ser coesa e ter valor de distinção no mundo”.
Venham ao teatro. Venham ao Set’Artes. 
Resta-nos agradecer a oportunidade pela entrevista, e saudar o “Cusco de Esmoriz” pelo fantástico trabalho e impacto que tem na cidade. Pessoas e instituições assim fazem da cidade de Esmoriz uma referência. 


Muito obrigado João Gomes pelas suas palavras elogiosas e por nos ter concedido a honra de responder ao nosso questionário. Que o Festival de Teatro de Esmoriz continue a ser um enorme sucesso!






 Imagem nº 1 - Além de ser Presidente do Grupo de Teatro Renascer, João Gomes desempenha ainda as funções de encenador e actor.





Imagem nº 2 - João Gomes e os conceituados actores Ruy de Carvalho e João de Carvalho.
Grandes amizades que ainda hoje perduram. Recorde-se que Ruy de Carvalho já apadrinhou festivais do Grupo de Teatro Renascer, sendo de realçar também o facto de o palco desta colectividade ter sido baptizado com o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário