quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - Rogério Ferreira (PS) quer ver o assunto do Esmoriztur resolvido e pede mais obras à Junta e Autarquia

 



ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ESMORIZ - 22/09/2020


Exma. Sra. Presidente da Assembleia de Freguesia e Restante Mesa

Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia

Digníssimos membros da Assembleia de Freguesia

Estimados esmorizenses


A requalificação do Esmoriztur por parte da CMO, que todos os esmorizenses consideram de grande importância encontra-se parada, como parada está a vontade política do Presidente da Câmara com a conivência do Presidente da Junta, pois não vejo, nem vê ninguém estes autarcas preocuparem-se com o acabamento da obra. Pois, se nem com a derrapagem orçamental da obra que já ultrapassou o montante que a lei permite, se preocupam, como se hão de preocupar com o resto. Na minha opinião e na do PS a preocupação é protelar, prejudicando os interesses da cidade, a fim da conclusão ser do interesse do calendário político e não dos cidadãos que esperam esta promessa há anos.

Após muitas chamadas de atenção e críticas para que a câmara municipal tivesse que abandonar a sua inércia e, quem sabe, a sua má vontade política e o atávico desprezo para com esta cidade, tanto mais que no dizer dos edis de Ovar o problema não era dinheiro, uma vez que a câmara gozava de invejável saúde financeira, a obra arrancou e parou devido a uma gestão medíocre.

Assim, se há dinheiro – o saldo da conta de gerência é de milhões de euros – qual a razão de se privar a cidade de um equipamento cultural de tanta importância?

Por isso, a resposta que solicito e tendo como testemunhas todos os aqui presentes, é a data concreta, o dia em que finalmente teremos o cineteatro ao serviço dos esmorizenses, da sua qualidade de vida e da sua cultura, porque este é um direito que nos assiste e uma obrigação dos que nos representam, e não abdicaremos da sua conclusão até ao final do vosso mandato, pois as promessas devem e têm que ser cumpridas e não compridas!

Para isso, recomendo que pressione a CMO, nomeadamente o sr. Presidente da Câmara (que até é da sua cor política e natural de Esmoriz), e diga-lhe que o ouvimos referir e inclusive de ler no seu programa eleitoral de 2013, e que guardamos para memória futura, que “para o ano já teremos o nosso Esmoriztur, equipamento que para nós se constitui como infraestrutura fundamental do nosso desenvolvimento cultural e associativo”. 

E tem sido bandeira erguida em todas as intervenções públicas do Presidente da CMO quando quer falar ao coração dos esmorizenses. 

Hoje estou convencido, como convencidos estarão os esmorizenses que estes políticos eleitoralistas não darão frutos porque a semente já está podre.

Continuando a minha intervenção, mas agora dirigida ao investimento da Junta de Freguesia:

Em 2017 vocês prometeram e inscreveram no plano Plurianual de Investimentos, e estes senhores e senhoras aqui presentes aprovaram, acreditando portanto na palavra da Junta, 35 obras para o mandato e com as quais prometendo aos esmorizenses ganharam as eleições.

Decorridos 3 anos e 3 PPIs, faltando apenas 1 ano e 1 PPI qual é o balanço? Destas 35 obras (ou melhor dizendo, mentiras) 26 nunca saíram da fase zero e 74% do previsto não saiu do papel constituindo-se a vossa gestão um autêntico fracasso. 

E agora dirijo-me aos exºs membros desta Assembleia como responsáveis pela fiscalização do Executivo: 

Estão Vªs Exªs contentes com o vosso executivo? Respondam sem tibiezas, porque a vossa voz querem os esmorizenses, que em vós confiaram.

Meus amigos quem é que conseguiria fazer pior? O trabalho deste executivo é uma zerada total. 

E arrisca-se a ficar na história da cidade como o que mais mordomias deu aos seus autarcas – 2 tempos inteiros, além de “assessorias” e mais incompetente foi no desenvolvimento da cidade.

Prometeu muito e enganou o povo. Esmoriz nunca esteve tão parado como agora. A cidade está morta, suja, sem liderança, onde cada um faz o que quer. 

E, senhor presidente, se no dizer de vª Exª a cidade há sete anos atrás, estava parada, agora está tetraplégica e o mais grave completamente às escuras, dado que existem ruas há semanas completamente às escuras. 

Tal estado de abandono – dito por um número significativo de esmorizenses nunca se viu. E até se diz à boca cheia que isto se deve à impossibilidade de recandidatura do presidente que já não quer saber da cidade para nada.

Quem gasta tudo em vencimentos com o pessoal do executivo e secretária; com despesas de representação e com despesas de deslocação, obviamente que não tem dinheiro para fazer nenhuma obra.

Sr. Presidente tenha coragem e fale da reduzida obra que realizou ao longo de mais de sete anos que já leva no poder, e justifique de uma vez por todas o emprego das receitas auferidas.

Se Vªas Exªs gastam o dinheiro de todos em despesas correntes que só servem alguns, aqueles que dele usufruem e em foguetórios políticos de circunstância é evidente que não poderão servir os interesses da cidade como um coletivo. 

Tudo o que afirmo será visto na próxima conta de gerência que se constituirá como o testemunho da inépcia, desleixo e mesmo incompetência deste executivo de má memória.

O futuro se encarregará de me dar razão e tempos virão que os esmorizenses dirão de sua justiça.


Rogério Ferreira

Representante do PS Esmoriz

Intervenção na Assembleia de Freguesia de Esmoriz



Nenhum comentário:

Postar um comentário