quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Carlos Jorge Ferreira – “Sou um lutador por natureza que não se contenta com os mínimos” (Entrevista)

 

RUBRICA “À PROVA DOS NOVE”


Nove questões, nove respostas. Vamos saber a opinião de cada um dos candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz.

O convidado de hoje da nossa rubrica é Carlos Jorge Ferreira, professor de Educação Física e treinador de voleibol, que foi oficializado como candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Esmoriz.


1- Bom dia, Carlos Jorge Ferreira. É candidato pelo PS. Poderia descrever um pouco do seu percurso profissional e associativo, de forma a apresentar-se aos eleitores.


R: Bom dia. Sou Licenciado em Educação Física e Pós-Graduado em Educação Especial. Desenvolvo a minha atividade profissional há 19 anos e estou colocado no Agrupamento de Escolas de Esmoriz -Ovar Norte, como Professor da Educação Especial. Desde que me lembro, sempre fui adepto do desporto e da atividade física e sempre pratiquei voleibol, no EGC. Aos 20 anos, mais ou menos, iniciei a minha atividade como treinador e é como treinador que sinto estar a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, elevando-a a patamares muito interessantes a nível desportivo, como toda a gente se recorda, com certeza.

No ano de 2013, tive uma experiência profissional no estrangeiro, mais precisamente na Noruega, como treinador profissional da equipa sénior feminina STOD VOLLEY; orgulho-me de ter ganho a Liga Nórdica, o Campeonato Nacional da Noruega e a Taça da Noruega. Foi uma experiência deveras enriquecedora.



2- Quais as principais razões que o motivaram a avançar com a candidatura?


R: O que me move é o amor pela minha terra, é fazer o bem por todos. É ser útil à comunidade.

Esmoriz é a minha cidade. Nasci e fui criado em Esmoriz; sou um filho da terra, como se diz vulgarmente. O meu avô foi tanoeiro e caixeiro-viajante (de certeza que os mais antigos se recordam dele).

Quem me conhece sabe que sou um lutador por natureza que não se contenta com os mínimos! E preocupo-me com os problemas que afligem os meus vizinhos, os meus alunos, os meus atletas, os meus amigos.



3- Na sua opinião, qual deve ser o papel do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz junto da comunidade? E que características deve possuir para prestar um bom serviço à população?


R: Convém referir, em primeiro lugar, que o papel de um Presidente de Junta está bem definido na lei e as suas competências não são ilimitadas.

No entanto, um bom presidente estará sempre atento e estará sempre próximo da população, tentando conhecer as suas necessidades e preocupações. Um bom presidente pretenderá elevar a sua freguesia, dotando-a de infraestruturas capazes de tornar o dia a dia dos seus fregueses mais fácil. Um bom presidente tem uma visão de futuro a longo prazo, independentemente da cor partidária.

Um bom presidente tenta projetar e planear para o futuro; melhorar a qualidade de vida dos fregueses; procurar soluções para resolver problemas.; reconhecer o mérito e encorajar a fazer melhor. Um bom presidente está presente para dar uma palavra amiga quando ela é necessária. Esta é a minha vontade e a minha proposta. E é isto que faremos.



4- No seu entender, Esmoriz tem potencial para evoluir ainda mais?

R: Esmoriz tem um potencial tremendo. Os seus pontos fortes são bem superiores às suas fraquezas.

Em primeiro lugar, destaco as pessoas. Elas são a maior riqueza desta terra e é com elas e para elas que Esmoriz tem de se desenvolver. É inegável o facto de que a população de Esmoriz aumentou, de acordo com os últimos Censos. Aumentaram os agregados familiares, aumentaram os alojamentos. Isto, de per si, já mostra que a cidade tem capacidades de atrair pessoas.

Para além disso, temos bons acessos, que permitem uma ligação rápida aos grandes centros urbanos, como Porto e Aveiro.

Temos um associativismo forte e diversificado, que contribui para uma forte identidade cultural, desportiva, humanitária, cujo mérito é reconhecido a nível nacional. A nível social, não podemos esquecer o bom trabalho efetuado pelo Centro Comunitário de Esmoriz, pelo CASE, pela Mutualidade de Stª Mª (só para referir alguns exemplos) junto dos mais desfavorecidos. A população sente-se protegida quando as dificuldades da vida apertam.

Temos ensino público de qualidade, abrangendo o pré-escolar e toda a escolaridade obrigatória; a taxa de abandono é residual. Até temos uma Universidade Sénior!

Temos uma boa rede de saúde, a funcionar em horário alargado, e com profissionais preocupados. Temos áreas de interesse ambiental elevado (Buçaquinho, Passadiços, Mar, Barrinha, …). Temos indústrias bem implementadas, que geram muito trabalho e riqueza; temos um crescente turismo de qualidade. Por tudo isto, Esmoriz merece Mais e Melhor!


5- No seguimento da pergunta anterior, quais são então as principais carências da cidade de Esmoriz que devem ser resolvidas no futuro?

R: Apesar dos atrativos, Esmoriz tem ainda várias carências. A população mais jovem tem tendência a fixar-se na zona poente da cidade, onde a construção é mais recente, mais moderna. E também mais cara e mais inacessível aos que estão a começar a sua vida, seja a nível de arrendamento ou de aquisição de habitação própria.

Em termos de mobilidade interna, é de relevar que quem não tiver transporte próprio enfrenta sérios problemas de circulação. A forma como os esmorizenses se deslocam no espaço urbano tem de ser repensada. Faltam estacionamentos; faltam passeios; faltam transportes públicos de acesso aos principais serviços (USF, Escolas, Loja do Cidadão, Mercados, bancos,…); falta iluminação; falta manutenção dos jardins e dos canteiros; faltam medidas redutoras de velocidade junto às escolas/ centro de saúde, …; falta dignificar as entradas/saídas da nossa cidade.

As nossas associações também merecem um reconhecimento mais visível. Merecem um apoio incondicional e mais consistente, para deixarem de ser um “subsídio” e passarem a ser um investimento. Assim o exige a identidade cultural de Esmoriz. A título de exemplo, Esmoriz deixou “escapar” a Etapa de 1 estrela do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour), que se realizou nos dias 12 a 15 de Agosto de 2021. Sem qualquer desmérito para a freguesia vareira que acolheu esta iniciativa, será que Esmoriz- Cidade do Voleibol- não teria condições mais atrativas para receber uma atividade desta envergadura? Faltam equipamentos, como fomos todos esclarecidos numa recente entrevista na rádio A Voz de Esmoriz? O EGC não mereceria esta distinção?

Em relação ao ensino e ao empreendedorismo, é verdade que Esmoriz tem boas escolas e bons empreendedores. Mas será que estão em sintonia? Será que os cursos das vias profissionalizantes vão ao encontro da procura dos nossos empresários? Não nos parece. Há falta de diálogo, de articulação entre a comunidade e a escola. Há falta de trabalhadores especializados e qualificados.



6- Caso seja eleito, quais os principais projetos que pretende concretizar no mandato entre 2021 e 2025?

R: Relativamente a compromissos, eu e a minha equipa não ficaremos pelas promessas; mas, sim, vimos propor um conjunto de medidas exequíveis e passíveis de melhorar o dia a dia de todos.

Portal da Transparência – É fundamental integridade e seriedade; é importante e urgente uma gestão rigorosa e transparente do dinheiro de todos, ao serviço de todos. Há que criar uma relação de proximidade e de confiança entre a Junta de Freguesia e a comunidade.

Voz do Munícipe – Eu caminho muito pelas ruas da cidade e, mais recentemente, tenho visto e conhecido os problemas que existem e que dificultam o dia a dia das pessoas. A Voz do Munícipe pretende fomentar a participação mais ativa de todos na construção de um bem comum. É fundamental que todos tenham uma voz.

Inclusão Social – A minha vida profissional levou-me a conhecer bem a realidade de Esmoriz, e o nosso objetivo é que estejamos todos no pelotão da frente. Há que criar uma relação de proximidade entre a Junta de Freguesia e a comunidade e prestar auxílio a quem mais precisa, nomeadamente a idosos, a reformados, a portadores de deficiência, a jovens em risco, a desempregados, a emigrantes. Aceitar e respeitar as diferenças é um dos princípios do nosso projeto.

Projeto Educação para a Saúde – Uma população feliz é uma população saudável! O nosso objetivo passa por promover um estilo de vida salutar e este projeto visa a monitorização a da condição física e psicológica dos nossos fregueses. É igualmente fundamental definir políticas em matéria de comportamentos aditivos e dependências.

Mobilidade Interna- A nossa cidade é simpática e acolhedora. Urge dotar a cidade de um transporte público, acessível e autossustentável. Investir na mobilidade é investir no emprego, no comércio, na indústria, na construção. Investir o dinheiro dos impostos de Esmoriz em Esmoriz é urgente.

A cidade tem de se tornar mais atrativa à população jovem, para que esta se fixe e construa futuro. Será importante rentabilizar o edificado, apoiando a reconstrução/ remodelação dos prédios devolutos ou degradados. Vamos defender o projeto“ Cara lavada”.

Finalmente, e tal como afirmei anteriormente, o associativismo é uma das grandes forças- motrizes de Esmoriz. Muitas mulheres e homens, Esmorizenses dedicados e em total regime de voluntariado, merecem que o seu trabalho seja mais visível, mais reconhecido e mais acessível. Que nenhuma criança ou jovem deixe de frequentar uma atividade – física, musical, cénica, humanitária , social ou outra- por falta de dinheiro.

Vamos garantir os Sábados Culturais, para mostrar o que de excelente as nossas associações fazem, e as Manhãs Ativas, para implementar a prática saudável do desporto.

Nos próximos anos, teremos de acelerar o nosso ritmo de trabalho. A pandemia Covid 19 e os dois cercos sanitários em Ovar foram muito prejudiciais à economia local; os comerciantes sentiram bem os efeitos. É imprescindível apoiar o comércio local, a restauração, as atividades turísticas, para que cresçam em qualidade e diversidade. Daí ser essencial melhorar/ requalificar os espaços públicos, jardins, pracetas, … e dotá-los de estruturas intergeracionais que possam ser utilizadas por todos e onde as famílias sintam verdadeiramente que vale a pena sair de casa, fomentando-se uma cidadania mais ativa e mais urbana.

Os nossos empresários, grandes e pequenos, precisam de condições favoráveis para investir. Ninguém investe sem atrativos. Isto passa por infraestruturas, é certo, mas também por formação, informação, conhecimento dos Fundos Europeus, apoio jurídico às candidaturas do PT 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência, do REACT EU, entre outros. . E isto pode ser suportado pela J. de Freguesia. Tal como os jovens, que precisam de ajuda na procura de um primeiro emprego ou de novas oportunidades empresariais. O Gabinete de Inserção Profissional de Esmoriz tem de ser mais ativo, mais visível; tem de sair mais do gabinete, tem de chegar a todos.



7- Como descreveria a sua equipa que o acompanha?

R: A minha equipa é forte e dinâmica . É constituída por mulheres e homens que “vestem a camisola” por Esmoriz. Pessoas de diversas áreas de formação e de emprego, de diferentes gerações, de diferentes credos. Gente honesta e competente! Esmorizenses por nascimento e por convicção!

Todos unidos em volta de um objetivo comum, que é promover o desenvolvimento da nossa cidade e das nossas gentes.


8- Se tivessem de escolher um lema para a vossa candidatura, qual seria? E já agora, porquê?

R: “Não importa o tamanho os desafios; o importante é vencê-los!” Este é o nosso lema.

Esmoriz tem enormes potencialidades e a cidade tem de crescer de forma coesa, ordenada e sustentável. Não podemos continuar a ser o “parente pobre de Ovar”.

Connosco, os esmorizenses podem estar confiantes – não descansaremos enquanto houver um freguês que não encontre resposta às suas dificuldades. Trabalharemos para uma cidade maior e melhor, em total transparência e com a garra que nos define.



9- Por fim, e na qualidade de candidato, que mensagem gostaria de deixar à comunidade esmorizense?


R:Vamos resolver problemas!

Vamos construir uma cidade melhor e mais feliz!

Em Esmoriz!

Vota Cajó Ferreira.

Vota PS!



Agradecemos, desde já, o tempo que nos concedeu.





Nota: Entrevista concedida anteriormente ao Site A Voz de Esmoriz, partilhada posteriormente pelo nosso blogue. Pretendemos partilhar as entrevistas posteriores de todos os candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário