terça-feira, 7 de setembro de 2021

Correio dos Comunicados Políticos - JS Ovar visitou Esmoriz, Furadouro, Arada e Torrão do Lameiro






 JS OVAR ORGANIZOU ROTEIRO PELA CIDADE DE ESMORIZ 


A Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (JS) visitou a cidade de Esmoriz na sequência de mais uma edição do programa “Roteiro de Freguesias”. A iniciativa tem como objetivo conhecer a realidade de cada freguesia e estar em contacto com as coletividades e a população.  

No passado sábado, dia sete de agosto, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista, organizou um roteiro pela cidade de Esmoriz de forma a visitar vários pontos emblemáticos da cidade, conhecer as dificuldades das coletividades e da população e alertar para a preservação da fauna e da flora da Barrinha de Esmoriz.  

A visita foi acompanhada por Alcides Alves, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ovar, e Cajó Ferreira, candidato à Junta de Freguesia de Esmoriz pelo mesmo partido.  

Durante a tarde, tiveram oportunidade de observar a obra de requalificação do “Esmoriztur”, que iniciou em junho de 2018 e deveria ter sido concluída em dezembro de 2019, e o Palacete dos Castanheiros – Biblioteca Municipal. O roteiro teve paragens na Capela da Penha, Escola Secundária de Esmoriz, casa onde morou Florbela Espanca, Avenida Raimundo Rodrigues, Capela da Praia e terminou na Barrinha de Esmoriz. 

Depois da visita, os jovens socialistas alertam para o estado de degradação de várias infraestruturas relevantes na cidade, que se encontram, segundo Bruno Magalhães, militante da JS, “num profundo estado de degradação tanto interior como exterior”.  

Acrescentam, ainda, que “é urgente requalificar e valorizar o património da cidade e colocá-lo ao serviço da população e das coletividades, garantindo assim melhores condições para a prática do associativismo”, que consideram ser “uma forma importante de apelar à participação dos cidadãos na sociedade". 

No final do dia, já na Barrinha de Esmoriz, a JS lançou um apelo para a preservação da fauna e flora da Barrinha de Esmoriz, através do testemunho do militante Francisco José. 





______________________________________________________________________"__________


JS OVAR VISITA O FURADOURO EM ROTEIRO DE MOBILIZAÇÃO


Com vista a acolher o repto da comunidade local e a nutrir o conhecimento das maiores necessidades de interesse, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (JS) cumpriu a visita ao Furadouro, onde promoveu uma tarde de convívio e interação intersocial entre os jovens socialistas.

No passado sábado, dia 14 de agosto, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista promoveu uma tarde não só de absorção das maiores dificuldades e preocupações da população do Furadouro e seus principais focos de interesse a serem futuramente preservados e/ou melhorados, bem como de forte camaradagem dos seus militantes.

Ao longo deste roteiro foram visitados vários locais identificados incorporados em assuntos de relevante interesse à comunidade vareira, tais como o Mercado Municipal do Furadouro, o Bairro dos Pescadores (região sul), a Marginal da Praia do Furadouro e a erosão costeira, as instalações sanitárias públicas, as esculturas em forma de “peixes”, o antigo Parque de Caravanismo, a Lota do Furadouro (região norte), a Arte Xávega, o Clube Desportivo do Furadouro e o Parque de Campismo do Furadouro.

Eduardo Sereno, habitante do Bairro dos Pescadores, congratula-se com a preocupação em torno da arte xávega, em que defende que “há um desinteresse total da autarquia vareira na medida em que devia apoiar mais a arte xávega”, explicando ainda que “muito se tem falado do turismo e pouco se tem feito” nesta região.

Em paralelo, também o Mercado Municipal do Furadouro é diagnosticado como um “património de elevado potencial não só de rentabilidade económica e social, como também de requalificação e dinamização urbana atualmente em visível estado de decadência, sem manutenção e em desinvestimento”, o que demonstra “a inércia e a falta de visão estratégica para o município” segundo Luís Vicente, militante do Secretariado concelhio da estrutura local da JS.

Salienta ainda a “importância imprescindível da reabertura do Mercado Municipal do Furadouro”, possibilitando inclusivamente a “criação de Feiras de Artesanato, de Antiguidades e a renovação da Feira de Gastronomia, assim como a integração de atividades culturais e recreativas, tais como: a exposição de artes e concertos musicais durante o verão, a Feira do Livro e a inclusão de associações a usufruírem deste espaço.”

Na sequência desta ação política, Martim Guimarães da Costa, presidente da Juventude Socialista de Ovar, destaca e acrescenta ainda que “são este tipo de iniciativas que temos realizado ao longo do mandato nos permitem conhecer melhor o território, as suas gentes e quais dificuldades sentidas.”.

Em síntese, nesta iniciativa participaram alguns dos jovens que compõem a equipa da Concelhia de Ovar da JS e que acreditam veementemente que é necessário preservar o património do Furadouro e melhorar vários requisitos na plenitude da vertente socioeconómica, habitacional, ambiental, financeira e cultural de forma a cada vez mais valorizar e potenciar o desenvolvimento desta região.

_________________________________________________________________________"_______


JS OVAR ORGANIZOU ROTEIRO PELA FREGUESIA DE ARADA


A Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (JS) visitou, no passado sábado, a freguesia de Arada na sequência de mais uma edição do programa “Roteiro de Freguesias”. A iniciativa tem como objetivo conhecer a realidade de cada freguesia e estar em contacto com as coletividades e a população.

No passado sábado, dia vinte e um de agosto, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista, organizou um roteiro pela freguesia de Arada de forma a visitar vários pontos emblemáticos da freguesia, conhecer as dificuldades das coletividades e da população e alertar para a qualidade da água do Rio Lourido e o seu impacto nalgumas espécies e no seu ecossistema.

A visita foi acompanhada por Alcides Alves, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ovar, e José Fragateiro, candidato à Assembleia Municipal de Ovar pelo mesmo partido.

Durante a tarde, tiveram oportunidade de observar a obra de requalificação da Fonte do Estanislau e a zona envolvente à mesma. O roteiro teve ainda paragens na Igreja de Arada, Parque Desportivo de Arada, Largo de Nossa Senhora do Desterro e Zona Industrial de “Olho Marinho”.

No seguimento da visita, os jovens socialistas alertam para a qualidade da água do Rio Lourido e o seu impacto nalgumas espécies e no seu ecossistema, devido a recentes descargas de poluentes, situação que tem vindo a preocupar os jovens socialistas.

Segundo Martim Guimarães, Presidente da JS Ovar, “devem ser tomadas medidas no sentido da investigação, responsabilização e eventual sancionamento, e utilização de meios para monitorizar adequadamente a qualidade ambiental das águas, e deve também ser assinalada se a água proveniente da Fonte de Estanislau é ou não própria para consumo.”

Na ação participaram alguns dos jovens que compõem a equipa da Concelhia de Ovar da JS, que salientam a importância da preservação dos recursos naturais da freguesia, assim como, de potenciar e valorizar o desenvolvimento da freguesia de Arada.

________________________________________________________________"________________


JS OVAR ORGANIZOU ROTEIRO PELO TORRÃO DO LAMEIRO


A Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (JS) visitou, no passado sábado, o Torrão do Lameiro na sequência de mais uma edição do programa “Roteiro de Freguesias”. A iniciativa tem como objetivo conhecer a realidade de cada freguesia e estar em contacto com as coletividades e a população.

No passado sábado, dia vinte e oito de agosto, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista, organizou um roteiro pelo Torrão do Lameiro de forma a visitar vários pontos emblemáticos da região, conhecer as dificuldades das coletividades e da população e alertar para o estado de abandono do Vela Areinho.

A visita foi acompanhada por José Fragateiro, candidato do Partido Socialista à Assembleia Municipal de Ovar.

Durante a tarde, tiveram oportunidade de observar o Vela Areinho e a zona envolvente ao mesmo. O roteiro teve ainda paragens na Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, Escola Básica de Torrão do Lameiro, Associação Desportiva e Cultural do Torrão do Lameiro e “Praia dos Marretas”.

No seguimento da visita, os jovens socialistas alertam para o estado de abandono e degradação em que se encontra o Vela Areinho e todo o seu espaço envolvente, situação que tem vindo a preocupar os jovens socialistas.

Segundo Suzi Dias, militante da JS Ovar, “este é mais um exemplo do falhanço do atual executivo da Camara Municipal de Ovar na defesa e valorização do nosso património, é lamentável o estado de abandono em que se encontra o Vela Areinho e todo o seu espaço envolvente. Continuaremos na frente da luta pela requalificação deste espaço, que outrora era um local de excelência e atração do nosso município.”

Na ação participaram alguns dos jovens que compõem a equipa da Concelhia de Ovar da JS, que salientam a importância da defesa e valorização do património do Torrão do lameiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário