terça-feira, 13 de novembro de 2012

Igreja Matriz de Esmoriz



Imagem nº 1 - A Igreja Matriz e o Cemitério. A devoção do povo em 1915.



Imagem nº 2 - A Igreja Matriz de Esmoriz em 2012



Imagem nº 3 - O interior da Igreja Matriz de Esmoriz em 2012
Retirado de lifoecoler.com (Ovar)


A Igreja Matriz de Esmoriz poderá ter remontado ao séculos XVI-XVII. Ao longo da sua existência, foi alvo de importantes obras/restauros, de forma a assegurar a sua integridade, ameaçada com a evolução dos séculos. 
Nos finais do século XVIII (mais concretamente em 1799), a Igreja parecia estar em péssimo estado visto que ameaçava ruir! As reparações terão começado em data incerta, talvez antes de 1861!
Todavia, em 1870, os problemas voltam! Agora é a vez da água da chuva penetrar pelo telhado da igreja, incomodando assim os crentes da tribuna. Mais uma vez, os fiéis já "esgotados de dar donativos" intervêm para salvaguardar o seu templo. Também algumas comissões locais e dois leilões assegurariam a angariação de fundos monetários. Não nos podemos esquecer ainda do empenho do Pároco José António da Costa Pinheiro que galvanizou os fregueses, tendo em vista a reedificação da igreja! A mesma terá custado 8 314$155, uma soma avultada! A mencionada reedificação terá ocorrido no ano de 1895.
Na década de 1920, a Igreja sofreu mais remodelações com dois novos púlpitos e assentamento de azulejos no seu exterior.
O erudito Aires de Amorim que nos concede todas estas informações (na sua obra "Esmoriz e a sua História", p. 47-83), refere ainda que o actual padre Fernando Campos (à frente da Paróquia de Esmoriz desde 1971 até aos dias de hoje) empreendeu grandes trabalhos, assegurando o empedramento do adro, canalização da água, montagem de telefone, nova electrificação, criação dum salão paroquial... Mais, Aires de Amorim refere, talvez em exagero (ou não!), que o padre terá despendido "milhões de escudos" (ver pág. 83, linha 12).
Por fim, este artigo inspirou decididamente a minha "veia" poética. E por isso, elaborei a seguinte obra de arte! Espero que apreciem!


O Incansável Padre Fernando Campos
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)


Nascido em São Martinho de Bougado,
Fernando Campos, homem bom e disciplinador,
Seria, nomeado em 1971, o nosso celestial advogado,
Professando assim as admiráveis vontades do Criador!

Nem sempre foi consensual,
Visto que teve de enfrentar friamente a agitação social!
Mas ele várias almas salvou
Deste mundo, que ele próprio dignificou!

A sua magnífica missão espiritual
Foi acompanhada por obra material,
Agraciando assim os crentes,
Apesar dos nossos pecados correntes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário