sábado, 3 de novembro de 2012

Problemas diversos: Halloween estragado, autoviação de Espinho, sondagens e arquivo do meu blog!

Comecemos pelo Halloween, um dia que deveria ter sido de alegria e divertimento, mas que assim não foi, pelo menos, para muitos moradores queixosos. Por via Facebook, Liliana Ferreira e Evangelina Henriques, moradoras em Esmoriz, testemunharam a ocorrência de exageros durante os festejos.
Grupos de Jovens, alegadamente na casa dos 16-18 anos, chegaram ao ponto de apedrejar portões e moradias. No caso de Liliana Ferreira, acordou com o muro todo "grafitado".
Também o "Casagrande", colaborador do nosso blog, viveu uma noite em sobressalto. A campainha da sua casa não parava de tocar, a barulheira era intensa nas ruas e como se não bastasse, no dia seguinte, viu uma pedra enorme junto ao seu carro estacionado dentro da sua moradia. Por um triz, que o seu carro não foi atingido e ele que adora tanto a sua viatura... Depois ninguém o aturava!
Mas a pior história (esta ainda terá de ser confirmada, ao contrário das anteriores que são completamente verdadeiras) terá sido a de um morador que perdeu a cabeça com tais excessos e utilizou a sua viatura para assustar os miúdos. Provavelmente sem intenção, quando ia a sair da moradia, quase que atropelou, um dos jovens, causando-lhe, mesmo assim, uma entorse. Parece que a vítima precisou de apoio hospitalar mas estará tudo bem. Foi uma postura vergonhosa e espero que este indivíduo pague pelo seu acto. A sua intenção poderia ser apenas "assustar" ou "intimidar", mas de facto, acabou lamentavelmente por magoar um jovem.
Por aquilo que ainda conseguimos apurar, Liliana Ferreira está mesmo disposta a apresentar queixa às autoridades devido aos grafites presentes no seu muro. É uma postura que eu respeito, mas talvez o melhor passasse por falar com os pais dos jovens que terão sido identificados. Custa-me ver menores de idade já com cadastro. Por isso, devem falar com os pais e que estes assumam o prejuízo das brincadeiras excessivas e de mau gosto dos seus filhos.
O Halloween é uma brincadeira que não pode ser confundida com vandalismo. Uma coisa é tocar às campainhas e pedir doces e até fazer alguma barulheira, outra é tentar apedrejar ou "grafitar" as moradias ou até trepar os muros.
Como é que eu gozei o meu Halloween? Peguei nas minhas parcas poupanças e comi uns valentes doces no Pinhal D'Aberta, enquanto desfilavam algumas raparigas "góticas" giras pela Avenida Raimundo Rodrigues! Por isso, gozei o dia à minha maneira e sem prejudicar os outros. 



Imagem nº 1 - A Merkel também soube divertir-se no Halloween!
Retirado de: http://ouropel.blogspot.pt/2012/10/angela-merkel-deseja-todos-os-madracos.html, (publicada por Manuel Cruz).


Passado o dia de Halloween, tivemos o Dia dos Fiéis (para o ano, deixa de ser feriado) que foi relativamente calmo. 
Infelizmente, na sexta-feira, dia 2 de Novembro, os problemas voltaram. 
Em primeiro lugar, os Srs. da Autoviação de Espinho, que efectuam serviços em Esmoriz, podem e devem melhorar o seu sistema de actuação! Sim, só existe uma paragem para renovar o passe da minha irmã que estuda na Escola Secundária de Esmoriz (é a paragem da Barrinha, mesmo junto à Praia - lá tive eu que realizar uma árdua caminhada)!
Depois os horários devem ser divulgados, sempre que são devidamente actualizados.
Supostamente e de acordo com os horários anteriormente estipulados (que agora estarão desactualizados, merecendo o meu total desconhecimento!), a camioneta deveria chegar a essa paragem, por volta das 16:15! Pois bem, estive desde as 15:50 até às 17:15 e, em termos de movimento, só via, no meio da estrada, a "Chica", cadela que não teme qualquer carro. Admiro a coragem deste animal de estimação que nem se afastava dos poucos veículos que aí passavam a alguma velocidade. Creio que ela é cuidada pelos donos do Callypso Bar. E acho muito bem porque eu gosto muito de animais!
Também passou uma ou outra rapariga jeitosa, fiquei ainda com a ideia de que vi um sósia do Kadhafi  a entrar no Supermercado Europa (como o ex-governador líbio tinha deixado milhões em Portugal, nunca se sabe - eh eh eh), mas a verdade é que a Camioneta nunca mais passava. Umas senhoras, na casa dos 50 anos, juntaram-se à espera da camioneta, mas desistiram ao fim de meia hora, fartas da "seca" que estavam a apanhar. E depois foi a minha vez. O dia estava a escurecer e comecei a sentir frio (não estava devidamente agasalhado). Acabei por regressar a casa, sem renovar o passe da minha irmã. Em casa, tive que ouvir um sermão, quando a culpa até não foi minha. Na realidade, todos andamos a pagar preços, cada vez mais elevados, no sector dos transportes, quando, por vezes, constatamos uma regressão da qualidade desses mesmos serviços.
Depois vim a saber que afinal a camioneta passa agora às 15:40, durante os dias da semana. Quando fui renovar, uma das últimas vezes, o passe a Espinho, perguntei se os horários tinham mudado e eles disseram que não...
Por um lado, não fui devidamente informado enquanto que, por outro, não compreendo como é que numa sexta-feira, não existe qualquer camioneta a transitar, em Esmoriz, entre as 16:00-17:00. Sinceramente, são questões que me ultrapassam!




Imagem nº 2 - As camionetas, independentemente dos seus serviços, devem sempre ter um sistema de informação actualizada, interagindo mais facilmente com a clientela, de forma a evitar males-entendidos.


Infelizmente, o nosso blog também tem tido problemas, a nível informático. Em primeiro lugar, o servidor voltou a perder os dados das sondagens. Por isso, não vale a pena continuar a votar. O mais provável é que daqui a 4 ou 5 dias, a situação fique regularizada. Até lá, não temos outra hipótese senão aguardar!
Entretanto, também terei que intervir no arquivo do blog, visto que algumas imagens (de artigos mais antigos) já não aparecem. Desconfio que tal estará relacionado com as imagens que copiamos directamente do Facebook e colamos aqui. Aliás, todas as imagens que desapareceram parecem ter esse denominador comum - foram extraídas desta rede social. Durante 1 ou 2 meses, aparecem no blog, mas ao fim de 3 ou 4 meses, acabam por desaparecer. Por isso, o famoso "copy-paste" do Facebook acaba por cair no desaparecimento ao fim de algum tempo. Assim sendo, vou ter que reformular os arquivos do meu blog, algo que poderá demorar uma semana e por isso, é normal que a actividade seja menor nos próximos dias!



Imagem nº 3 - O Facebook é uma rede social fantástica para encetarmos contactos com os outros e até revelar os nossos estados de espírito, mas não é o site mais indicado para a extracção de imagens, visto que as mesmas alegadamente desaparecem nos arquivos de blogs e sites, ao fim de alguns meses. Será por causa do facto de ser uma rede social em constante movimento?

3 comentários:

  1. Boa tarde. Hoje, tendo os ânimos voltado à normalidade posso dizer que concordo consigo relativamente à apresentação da queixa, contudo, espero sinceramente que os pais façam alguma coisa a respeito. Eles devem ser penalizados de alguma forma, caso contrário, numa próxima podem vir a fazer pior. Os pais deviam, juntamente com os filhos, pedir desculpas pelos actos dos mesmos e assumir as respectivas despesas!
    Eu quando ouvi a minha campainha a tocar, de forma persistente, respondi e fui falar com os jovens, achei piada e dei alguns dos doces que tinha guardado para dar às crianças que geralmente passam durante o dia de Halloween à tarde.
    Mais tarde vejo um grafiti, só tenho um e não o muro todo grafitado, mas como é óbvio já é o suficiente para qquer um ficar aborrecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Liliana Ferreira! Tem toda a razão naquilo que escreve. Quem comete delitos, deve ser punido, a bem ou a mal! Por isso, compreendo o seu testemunho de indignação!
      Cumprimentos!

      Excluir
  2. Em relação à AutoViação de Espinho deixo uma sugestão - afixem/colem horários na paragem da Barrinha... É a postura mais adequada, para evitar males entendidos!

    ResponderExcluir