quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que prometeria se me candidatasse???

Antes demais, e para que saibam, não estou disponível para entrar na política. Sou isento e por isso, não quero fazer carreira numa área que tanto tem desiludido os portugueses. Prefiro antes uma caminhada triunfante no âmbito cultural. Tenho uma imagem a proteger!
Mas num exercício de politiquice (todos nós gostamos um pouco de mandar!) que me apraz efectuar, direi o que eu faria se fosse eleito Presidente da Junta (não seria escolhido porque o povo, com toda a justiça, nunca elegeria um "puto" inocente e ainda inexperiente neste sector).
Em primeiro lugar, abdicava do meu ordenado (ronda os 750 euros) e ficava apenas com as ajudas de custo  (200-250 euros) para suportar gastos com transporte ou alimentação. O montante salarial seria doado ou canalizado para os cofres da Junta, de forma a equilibrar um pouco as contas (750 euros por mês = 9 000 euros por ano). Apesar de desempregado (embora com a mínima estabilidade necessária), não vivo para o dinheiro e para os luxos. Aliás, já deveria ser uma honra suficiente ocupar o lugar máximo na terra do meu coração. E isto não é demagogia da minha parte. Tenho a honra e o orgulho de referir que, para além do tempo que desperdiço neste blog (promotor da minha terra), também sirvo, numa espécie de part-time, mais duas instituições que procuram servir os interesses de Esmoriz, sem colher qualquer contrapartida financeira. Os Presidentes de ambas as instituições/grupos poderão confirmar o meu testemunho, atestando a minha dedicação total e gratuita às suas causas.
Em segundo lugar, faria uma auditoria às contas. Conhecer os recursos que a Junta pode mobilizar e tentar canalizá-los para saldar algumas dívidas e se possível (o mais importante!) efectuar alguma obra - isto é, deixar algo que memorizasse para a posteridade a acção do meu executivo. E, neste caso, porque não criar uma estátua de homenagem a Ermerico e Gundesindo, dois cavaleiros cristãos do tempo da Reconquista  que terão dado o seu nome às terras de Esmoriz e Gondesende??? Aí poderíamos pedir a co-participação da Câmara Municipal de Ovar bem como o mecenato/patrocínio de outras organizações culturais ou sociais da região.
Em terceiro lugar, pressionar junto da Câmara Municipal de Ovar sobre as questões do "EsmorizTur" (tem que abrir o mais depressa possível) e da "Barrinha de Esmoriz" (é preciso uma actuação drástica com a Empresa Polis que já deveria ter empreendido acções de reabilitação em redor da lagoa).
Em quarto lugar, é necessário assegurar uma plataforma de promoção da Cidade de Esmoriz, sobretudo na altura do Verão, aonde a afluência de estrangeiros e portugueses (de outras localidades) é elevada. Mas pode ainda crescer mais! Criem um Site sobre as potencialidades turísticas de Esmoriz, coloquem folhetos no Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa. Temos que atrair mais gente à nossa ilustre terra.
Em quinto lugar, e com os recursos que ainda sobrassem, mandava pavimentar pequenas ruas que estivessem em mau estado, com diversos buracos.
Em suma, procurava fazer isto. Não dava para mais, porque uma Junta de Freguesia não possui os mesmos meios financeiros que uma Câmara Municipal.
Demasiado utópico? Talvez sim, mas com esforço e dedicação totais muito se conseguia realizar em prol da terra. Para isso, também tinha de ter uma equipa com a mesma determinação, o que nos dias de hoje não é fácil de encontrar.
Mas como não gosto de politiquices, deixo estas sugestões a alguém que um dia pegue nelas. Eu apenas sou um cronista "anónimo" que não deseja protagonismos...



Imagem nº 1 - Vímara Peres deu o nome a Guimarães (Vimara - Vimaranes - Guimarães) tal como Ermerico (Ermerico - Ermeriz - Esmoriz) e Gundesindo (Gundesindo - Gondesende) a Esmoriz e Gondesende respectivamente. Esta imponente estátua localiza-se no Porto.



PS: Um pedido às listas candidatas - Não prometam a despoluição da Barrinha. Isso sim é pura demagogia. Quem está minimamente por dentro, sabe perfeitamente que o orçamento para esta acção ronda os... 25 milhões de euros (embora metade seja comparticipado por fundos europeus). Por isso, é uma promessa que nunca concretizarão (sem apoios de fora) e aí só estarão a enganar o povo. Mas eu não deixo! Aliás, não falarei em partidos, mas não hesitarei em fazer uma lista de promessas impossíveis de cumprir que foram veiculadas em campanha. Por isso, vejam lá o que prometem... Aqui há uns anos, nunca mais me esquece de ter visto, quando acordei, várias bolinhas vermelhas nos narizes dos autarcas representados nos cartazes... Foi uma postura lamentável (eu sei!), mas quem o fez, lá teve as suas razões... 

3 comentários:

  1. Olá
    Permita-me que sugira a promoção de Esmoriz por terras de Espanha pois é a estância balnear mais perto de um grande número de Cidades Espanholas.

    Eu como sou meio «atolambado», também propunha um referendo para saber a opinião do Povo relativamente à passagem de Esmoriz para o Concelho da Feira; isto depois de ver como fica o «arranjo das freguesias » que por aí vem.

    Cumprs e parabéns pelo «Programa Eleitoral» :-)

    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto! Sim, eu disse Porto, Lisboa, Coimbra mas são apenas exemplos. Claro que em Espanha também teríamos que promover. Aliás, porque não criar um site em espanhol sobre Esmoriz ou até sobre o concelho de Ovar???? É assim que as cidades e os municípios crescem!
      Em relação ao referendo, deixe apenas terminar a sondagem sobre os associados do Movimento Cívico Pró-Barrinha, que colocarei essa sondagem.
      Esmoriz poderia ganhar mais com a passagem para a Vila da Feira, mas há um senão - a RVE, grande bandeira da nossa Cidade, teria que fechar. Creio que só podem existir 2 estações radiofónicas por município (ou uma coisa assim parecida). Mas também concordo que a Vila da Feira poderia oferecer mais, em termos de condições de vida! Pelo menos, é um concelho com mais recursos...

      Excluir
  2. Olá
    A RVE não teria que fechar....fundiam-se e uma seria uma delegação da outra.
    Cumprs e aguardemos os resultados dessa sondagem.

    Augusto

    ResponderExcluir