terça-feira, 27 de novembro de 2012

Não estou surpreendido!

"O Plano de Acção do Litoral 2012-2015 prevê 16 intervenções de defesa da costa, entre Ovar e a Marinha Grande. De um total de investimento de 13.746.000 de euros, apenas 5 milhões foram aprovados em candidaturas, mas nada foi executado até agora" (in OvarNews)




Imagem nº  1 - O mar em Fúria em Esmoriz.
Fotografia da autoria de Arménio Moreira



Imagem nº 2 - No Furadouro, a situação também é crítica.


O Dr. Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, lamenta a situação, argumentando que "nem a austeridade pode impedir que se avance com as obras necessárias, pois trata-se da segurança de pessoas e bens que se encontram junto à linha da nossa costa".
De facto, concordo, neste ponto, com o Presidente da CM de Ovar. O novo plano de acção do Litoral está seguir exactamente os passos do anterior, isto é, a maior parte do investimento previsto para esta problemática nunca será aplicado. E porquê? Porque em Portugal, todos gostam de falar e prometer, ludibriando os contribuintes. Já é tradição!
Caros amigos, estamos cheios de Doutores, Engenheiros, e por consequência, não faltam planos, projectos, ideias... Mas porque é que as entidades competentes não colocam os estudos (bem subsidiados pelo Estado) na prática??? Estão à espera que aconteça alguma tragédia? A inércia estatal na problemática do avanço marítimo ainda vai ter um desfecho muito triste. E depois, não digam que eu não vos avisei! É claro que o programa só começou em 2012 e terminará em 2015, mas neste primeiro ano, ninguém ainda viu qualquer intervenção... Em Portugal, parece que andam todos a brincar ao dominó e aos motoristas de luxo! Acordem, srs. Ministros e Deputados! Pensem mais nas colectividades, não nos vossos umbigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário