terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro lança novo comunicado, apoiando as manifestações cívicas


Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro


Neste dia nacional de indignação, protesto e luta em que milhares de trabalhadores se manifestam em muitas localidades do país, a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro, associa-se à denúncia desta política que afeta gravemente a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações.

É necessário compreender que esta política em geral, e este orçamento de estado em particular, têm consequências diretas ao nível de todos os serviços públicos em geral e visam objetivamente a sua degradação e futura privatização.

Esta política não é uma inevitabilidade. Resulta de uma opção política concreta em benefício de uns e em prejuízo de outros. Este orçamento de estado para 2014 não podia ser mais claro ao prever cortes e mais cortes na despesa com o serviço de nacional de saúde ao mesmo tempo que prevê aumentos escandaloso na despesa com parcerias público privadas e no pagamento dos juros agiotas elevadíssimos cobrados pelos bancos que o mesmo Estado ajudou a salvar.

Assim, ano após ano, e cortes após cortes, o que vemos em Aveiro e particularmente no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, é o encerramento de serviços e degradação da sua qualidade. O tempo de espera no serviço de urgência aumenta exponencialmente. As listas de espera para consultas em muitas especialidades crescem de dia para dia (dermatologia, otorrinolaringologia e outras). Reduz-se a capacidade de internamento com o encerramento de camas em serviços vitais como sejam a medicina interna ou a cirurgia. Não é admissível que um centro hospitalar com esta dimensão não tenha um imagiologista de serviço 24h por dia, obrigando a transferir doentes para Coimbra a partir das 20h para realizar uma simples ecografia. Em Águeda, onde funcionava um bom serviço de urgência com especialistas em medicina interna, cirurgia, ortopedia, anestesistas e clínicos gerais, o mesmo foi substituído por um mero centro de atendimento onde trabalham apenas dois clínicos gerais. Mas esta lista poderia continuar quase indefinidamente se recuássemos mais anos.

Perante esta situação, não podemos ficar parados. Todos os utentes devem por isso assumir as suas responsabilidades na defesa do Serviço Nacional de Saúde. A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro propõe-se juntar todos aqueles que continuam a acreditar na defesa do Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito. Convidamos assim todos a uma visita à nossa página onde poderão inscrever-se e passar a receber informação relevante sobre o assunto e outras ações de luta que venhamos a desenvolver no futuro.

Aveiro, 26 de Novembro de 2013

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário