sábado, 30 de novembro de 2013

O Novo Parque do Buçaquinho referido no Jornal da Quercus...

De seguida, apresentamos um artigo sobre o Novo Parque do Buçaquinho (Esmoriz/Cortegaça) que saiu na actual edição de Novembro/Dezembro (nº 61), no conceituado Jornal da Quercus (podem visitar gratuitamente as versões electrónicas em: http://www.quercus.pt/jornal).
A iniciativa pertenceu a Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, que decidiu promover assim as virtudes daquele novo espaço ambiental.
Assim sendo passo a citar o texto:



"Aberto ao público em 25 de Abril deste ano, o Parque Ambiental do Buçaquinho ocupa uma faixa florestal entre Esmoriz e Cortegaça à margem do Rio Lambo, também conhecido por Vala de Maceda, que desagua a cerca de quinhentos metros na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. São 24 hectares convertidos num espaço lúdico-pedagógico vocacionado para a preservação da natureza e sensibilização ambiental.
Esta obra junta-se à quase finalizada ciclovia e, em conjunto com a Barrinha, é o embrião de uma"estrutura ecológica"que só favorece o território.
O Parque Ambiental nasceu por iniciativa da Câmara Municipal de Ovar e financiamento do QREN, com o aproveitamento da antiga Etar Esmoriz/Cortegaça que foi extinta em 2005 por repúdio popular, encabeçado pelo Movimento Cívico Pró Barrinha, pois que ela própria poluía a zona e a lagoa.
Para além de salas de exposição e educação ambiental, bem como locais para diversos e variados eventos, o Parque dispõe de uma cafetaria agradável com esplanada paisagística. A iluminação noturna e as movimentações de águas são geralmente de produção ecológica por eólicas e painéis solares.
Inserido que está numa zona florestal, é composto por grande quantidade de árvores, especialmente pinheiros e salgueiros negros, acompanhados por vegetação herbácea, que alterna segundo as estações climáticas. Para dar um toque mais familiar, foi feita uma plantação de ervas aromáticas bem floridas, mais ou menos à volta do lago central. Dispõe também de grandes áreas de arrelvamento, onde as pessoas podem descansar enquanto brincam as crianças no seu canto infantil.
São seis os lagos do Parque com zonas devidamente controladas de juncos, caniços e tábua larga e algumas plataformas flutuantes encimadas por vegetação zonal. É o paraíso dos patos de várias espécies, galinholas, águias, falcões e uma ou outra garça, para além de pequenas e variadas aves,como alvéolas, guarda-rios, borrelhos,etc.
Quem frequenta o recinto, por caminhadas ou bicicleta (até as há de graça no local) ou por mero lazer e absorção de ar puro e saudável, dispõe de vasta área de caminhos, quer entre os lagos com distâncias adequadas, quer pela zona mais florestal e selvagem ou pelos relvados.
Dois postos de observação, estrategicamente colocados, e uma torre de quinze metros de altura, completam o campo de visão, apreciação e deslumbramento do Parque Ambiental do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça.
(Visitem: https://www.facebook.com/MovimentoCivicoProBarrinha)".


Texto da autoria de Arménio Moreira
(Movimento Cívico Pró-Barrinha)
 
 
 
 
Imagem nº 1 - O Parque Ambiental do Buçaquinho foi uma das principais referências da última edição do Jornal da Quercus.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário