domingo, 17 de novembro de 2013

Abram alas ao Cusco XXIII (com algum humor)

Estamos com um pé no Mundial do Brasil, a realizar no Verão de 2014. Vamos pensar positivo, a Troika deve estar a torcer por nós. É que, em caso de qualificação, Portugal facturará economicamente cerca de 400 milhões de euros, valor que poderá ainda subir, em caso de boa perfomance nessa competição. Por mim, os Mundiais até podiam jogar-se todos os meses... Os portugueses decerto que agradeciam!




Imagem nº 1 - Os suecos vencem-nos na Economia e Mentalidade Social, mas no Futebol, estão atrás de nós! Ao menos, o Mundial que seja para os países europeus mais necessitados. Força Portugal, e já agora, boa sorte para a Ucrânia que está com vantagem sobre a França!


Vim a saber ainda que, na Madeira, há afinal muito dinheiro para estragar. De acordo com a sua assembleia regional, serão atribuídos 5 milhões de euros às entidades partidárias do arquipélago. É um acto de quem ainda pensa que Portugal vive um conto de fadas, é uma afronta ao povo português que passa por tremendas dificuldades. Temos ainda conhecimento do endividamento escandaloso do arquipélago. Não é mais do que tem acontecido nas últimas décadas. Esses 5 milhões davam para gerar empregos e matar a fome a muita gente, mas pelos vistos, continua-se a investir naquilo que não é essencial ao bem-estar das comunidades. Desculpem-me a expressão, mas este foi mais um número de circo que Portugal teve que suportar... e o Carnaval só decorre em Fevereiro!


´

Imagem nº 2 - Na Assembleia da Madeira, os políticos ainda não parecem ter percebido que a situação actual do país é dramática!


Entretanto a Irlanda já saiu, de forma triunfante, do programa cautelar, o que reforçou ainda mais as pressões portuguesas sobre o Tribunal Constitucional. Tenho lido atentamente os artigos de opinião do Dr. Camilo Lourenço, referindo que Portugal poderia e deveria seguir o caminho dos irlandeses, mas que para isso, tínhamos de cortar ainda mais na despesa (com recurso a mais austeridade), até porque, no entender dele, a Troika até tem tido uma paciência de santo para connosco...
Pois, o problema é que, mesmo não estando a par de toda a realidade irlandesa, parece-me que o nível de vida desse país do Norte da Europa sempre foi superior em relação a Portugal, nos últimos 20 anos. Por exemplo, soube através do testemunho dum emigrante português que na Irlanda nunca se pagou a conta da água... Por isso, dá-me a sensação que é um povo que possuía poupanças e regalias maiores para enfrentar a sua própria crise. Em suma, dispunham de outros argumentos que nós não temos! Também é certo que a mentalidade irlandesa é superior à portuguesa. Lá não há mesquinhez partidária, é um país de maiores consensos. 
Por isso, discordo de Camilo Lourenço, eu acho que a austeridade, embora necessária num país em estado crítico, já atingiu níveis inadmissíveis em Portugal. Não vale a pena comparar a nossa realidade com a dos irlandeses... O objectivo a alcançar é, sem dúvida, o Programa Cautelar, mas para isso, não quer dizer que não existam outros rumos para atingir esta meta.
Até lá, e independentemente das decisões do Tribunal Constitucional, só nos resta ter fé e esperança, porque Portugal enquanto "certeza" nunca existiu nos últimos tempos. Um segundo resgate obrigar-nos-à a mais sacrifícios, e aí chegaremos a uma situação mais insustentável. 
E aí sim, teremos que seguir o conselho infeliz do nosso Primeiro Ministro - emigrar para bem longe daqui...



Imagem nº 6 - Na Irlanda, já se livraram da Troika. Dizem as más línguas que houve quem brindasse ao acontecimento!



Na Venezuela, Nicolas Maduro decidiu antecipar o Natal para Novembro. Se calhar, já queria abrir as prendas dele mais cedo, algumas delas, se calhar com a cara estampada do seu antecessor (eh eh eh). Ó Maduro, andas mesmo com o calendário trocado no teu computador - Magalhães! Eh eh eh



Imagem nº 4 - Crianças, já vem aí o Pai Natal! Porreiro pá!



Na Argentina, um habitante, com o nome de Richard Torres, decidiu "casar-se" com... uma árvore de Buenos Aires. É verdade que tudo não passou dum acto encenado para defender as causas ambientais, mas daí até beijar a árvore achei um exagero, já para não falar que o vestido do "noivo" deixava muito a desejar! 


homem-se-casa-com-arvore-na-argentina (1)

Imagem nº 5 - Os noivos fictícios do momento.




Imagem nº 6 - Bem, esta parte do ambientalista era escusada! Love is on the air!




Na Croácia, o túnel Ucka está a tornar-se famoso devido aos constantes relatos do aparecimento duma jovem fantasma que entra aí em contacto com os motoristas solitários. As descrições têm acontecido nos últimos 25 anos. Quando os veículos saem do túnel, os condutores já não a vêem. Há quem diga que se trata do espírito duma senhora bonita que teria morrido aquando das obras de construção do dito túnel. Agora, já sei como vou arranjar uma namorada, vou passar por lá, e convidá-la para um jantar romântico. É que eu também sou um pouco solitário!



menina-fantasma-que-aparece-em-tunel-na-croacia-ainda-e-um-misterio

Imagem nº 7 - O túnel que está a gerar mistério na Croácia.


E por este fim-de-semana, foi tudo, meus caros leitores! Amanhã, iniciar-se-ão as votações para eleger o esmorizense, instituição e órgão de comunicação social do ano de 2013. Aguardo pela vossa sincera participação. Aproveito ainda para mencionar que o Escritor e Poeta, Dr. António Maria, e Manuel da Costa (alcunha Nerinho), ciclista conceituado no passado, foram os últimos nomes a serem sugeridos. Se não chegarem novas propostas até às 24 horas, estão então delineados os nomes de todos os candidatos até então conhecidos. Votem! Vamos prestar reconhecimento à capacidade de iniciativa dos filhos desta terra! Conto com a participação de todos os esmorizenses nas votações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário