sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Comunicado da Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga

Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga


Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga associam-se aos seus profissionais na defesa do Serviço Nacional de Saúde
A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, criada por iniciativa de um conjunto de cidadãos indignados com a actual situação e predisposta a contribuir para a defesa e melhoria do Serviço Nacional de Saúde nas suas várias vertentes, associa-se amanhã aos profissionais do Hospital de Aveiro, participando na concentração que irá acontecer às 9 horas na entrada principal e destinada a assinalar a greve geral da função pública.

A situação é gravíssima. Só nos últimos três anos, os cortes na saúde ascendem a mais de 1300 milhões de euros. O orçamento de estado para 2014 vai no mesmo sentido com um corte previsto de mais de 150 milhões de euros. O resultado está à vista de todos e o nosso CHBV não foge à regra. Faltam médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar. Faltam seguranças. Encerram-se serviços. Aumentam as listas e os tempos de espera, simplesmente porque não há médicos suficientes para assegurar o atendimento.

Entretanto, ao mesmo tempo que se degrada o serviço, passa-se para o utente parcelas cada vez maiores do financiamento do sistema. É o aumento brutal das taxas moderadoras que abrange agora não só a consulta mas igualmente o meios de diagnóstico complementares. São a comparticipação dos medicamentos que ou é suprimida ou fortemente reduzida. Ao mesmo tempo que o governo vai ao bolso aos utentes, o Orçamento de Estado para 2014 prevê um aumento de 52% nos encargos com as Parcerias Público-privadas, onde os grupos privados ligados à saúde arrecadam 418 milhões de euros. Por aqui se vê ao serviço de quem estão os nossos governantes.

A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga entende que nada disto é inevitável. Assim, e perante as medidas anunciadas por este governo, é fundamental que as populações se mobilizem na defesa do seu direito à saúde, exigindo medidas concretas que invertam a degradação do serviço a que temos assistido, com tempos de espera superiores a 8 horas nas urgências ou filas de ambulâncias por falta de macas onde depositar os doentes. A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com esta primeira acção, pretende mostrar a sua solidariedade para com os profissionais em luta, sendo certo que esta luta é também uma luta pela defesa do Serviço Nacional de Saúde e por um país mais desenvolvido. A mesma comissão de utentes, pretende igualmente envolver a população em futuras acções de luta e esclarecimento, dando voz àqueles que acabam por ser as principais vítimas de todas estas políticas.

 Aveiro, 7 de Novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário