quarta-feira, 9 de julho de 2014

Reportagem da Rádio AVFM

Transcrevemos a reportagem brilhante efectuada pela AVFM sobre o sucesso do Arraial da Barrinha:

A Rádio AVfm foi ao Arraial da Barrinha contatar com as Coletividades presentes

Final da tarde de Sábado com o tempo a fazer caretas. Na deslocação de Ovar até Esmoriz chegou mesmo a chover. Nada que nos demovesse do nosso objetivo, o qual passava por perceber parte da razão do sucesso do evento que a Junta de Freguesia de Esmoriz concebeu em parceria com a Câmara Municipal de Ovar: o envolvimento das Coletividades locais!
Partimos cedo, cientes de que nesse dia o cabeça de cartaz da noite, José Cid iria atrair a Esmoriz muitas pessoas e não era nossa intenção, de forma alguma, atrapalhar o trabalho dos muitos voluntários que disseram presente ao desafio que lhes foi proposto.
Ao fundo da Avenida da Praia, numa zona cortada ao trânsito automóvel e numa extensão não muito grande; já bem perto do mar, encontrámos uma zona decorada de forma simples e bairrista, um pouco "à moda antiga". Barraquinhas perfiladas dum lado e do outro, com mesas corridas a convidar os visitantes a saborear os petiscos que por lá não faltavam. Um palco ao fundo onde já haviam decorrido vários espetáculos voltava-se para outro que iria receber mais tarde o espetáculo de José Cid. Os grelhadores já começavam a ter as brasas a postos e a azáfama, apesar de grande, decorria de forma serena; numa preparação organizada para receber bem aqueles que estariam para chegar.
De barraca em barraca fomos ouvindo os testemunhos das pessoas das Coletividades. Pessoas simpáticas, que nos receberam de braços abertos e que falaram das suas atividades, projetos e anseios de forma espontânea e entusiasmada. Invariavelmente as expressões voluntariado e angaraiação de fundos faziam parte do seu vocabulário. Concluímos muito rapidamente qual o ingrediente que movia tanta gente: era importante apoiar a Junta de Freguesia e a sua terra, que em retorno lhes proporcionava fundos para assegurarem com maior tranquilidade o funcionamento das suas Instituições. Era visível que no início da nossa reportagem a maioria dos Clientes eram pessoas da terra que, por laços de amizade ou de simpatia, jantavam nas barraquinhas das Coletividades da sua preferência. Tivemos oportunidade de assistir a atividades desenvolvidas na rua, como forma de animar o evento, como por exemplo uma peça de Teatro levada à cena do arraial pelo Grupo de Teatro Renascer.
À medida que íamos avançando na nossa reportagem, os cheiros intensificavam-se, misturando-se no ar de forma única e abrindo o apetite aos muitos visitantes que rapidamente encheram o espaço das tasquinhas de cor, alegria e movimento. A enchente que aconteceria mais tarde começava a fazer-se sentir na Praia de Esmoriz. Nada que intimidasse os voluntários que lá estavam para isso mesmo: trabalhar e dar o seu melhor pela sua terra e pelas suas Instituições. Alguma confusão normal neste tipo de eventos ia-se instalando. Tivemos ainda oportunidade de visitar as tendinhas do Artesanato. Alguns Artesãos locais e outros da região davam ainda mais colorido e significado a este arraial da Praia de Esmoriz. Pessoas convidadas pela Junta de Freguesia que ocupavam espaços cedidos para o efeito a título gratuito. Satisfação e orgulho de estarem presentes, nem sempre pela concretização nas vendas, mas de forma transversal pela oportunidade de mostrarem os seus trabalhos.
Fizemos o registo digital da totalidade da emissão em direto que fizemos a partir de Esmoriz, com cerca de duas horas. 
Não deixe ainda de visitar a galeria fotográfica do Arraial da Barrinha, disponível no Facebook da Rádio AVfm.
Da nossa parte resta-nos agradecer a forma muito simpática como nos receberam e endereçar a todos os parabéns pelo magnífico evento que pudemos presenciar: Coletividades, Junta de Freguesia de Esmoriz e Câmara Municipal de Ovar. Obrigado pelos bons momentos que nos proporcionaram e pela partilha que proporcionaram ao auditório da Rádio AVfm!


Reportagem do Arraial da Barrinha em Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário