terça-feira, 2 de agosto de 2016

Extra-Esmoriz LI - Festival Internacional de Artes de Rua de Ovar

O Festival Internacional de Teatro de Ovar decorreu entre os dias 22 e 24 de Julho, tendo congregado mais de 25 manifestações culturais. Houve música, dança, teatro, oficinas, performances artísticas...
Da nossa parte, estivemos presentes na tarde do dia 24 de Julho, e dum modo geral, apreciamos tudo aquilo que foi proporcionado ao público em geral. Naquela tarde, assistimos à peça "Água" da Companhia Portuguesa Circolando que decorreu junto ao Largo do Tribunal. No parque adjacente ao rio Cáster, foram exibidos alguns jogos originais de madeira enquadrados na iniciativa “The Strange Travel of Senyor Tonet” da companhia espanhola Tomb Creatius. Houve ainda três homens que, vestindo a "pele" de três girafas, percorreram as ruas de Ovar, dando um toque curioso ao centro da cidade ("Girafes” de Xirriquiteula Teatre - Espanha). Observamos ainda o espectáculo "Ceci 3.0" do espanhol Ferran Orobitg, em que o protagonista que seguia então numa cadeira de rodas conseguia fazer movimentar outra (sem qualquer ocupante) a seu bel-prazer. Por outro lado, observamos um figurante comediante que deambulava pelas ruas, reivindicando constantemente a descoberta de gambozinos, numa sátira que nos remete para a saga recente dos pokémons. No topo do largo Neptuno, vislumbra-se a oficina "Ciência à Solta" que fez movimentar muitas crianças interessadas nos conhecimentos científicos. À noite, decorreria a peça de teatro "A Viagem do Elefante" da Companhia Portuguesa Trigo Limpo Teatro Acer, a qual não pudemos assistir mas que acreditamos ter sido de óptima qualidade.
Apesar da qualidade do cartaz, a verdade é que o Festival Internacional de Artes de Rua, realizado em Ovar, tem ainda de apresentar mais manifestações culturais, de modo a conseguir aproximar-se da reputação que, por exemplo, é atribuída ao Imaginarius que se realiza em Santa Maria da Feira.
Findo o Festival, no dia 25 de Julho, dia de feriado municipal em Ovar, realizar-se-ia a sessão solene no Salão Nobre, onde seriam homenageadas as seguintes personalidades do concelho: os beneméritos Irmãos Oliveira Lopes (Medalha de Ouro do Município de Ovar), Ramiro Salgado (autor do Hino de Ovar - homenageado com a Medalha de Mérito Municipal Ouro, embora a título póstumo), Armando França, Manuel Alves Oliveira e Manuel Malícia (os três ex-autarcas socialistas receberam a Medalha de Mérito Municipal de Ouro), José Ramos (presidente do Conselho de Administração de várias Sociedades do Grupo Salvador Caetano foi igualmente distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Ouro), António Maganinho (o reconhecido pescador e arrais seria igualmente condecorado com a Medalha de Mérito Municipal de Ouro), Alfredo Rodrigues (impulsionador da geminação Esmoriz – Draveil, que foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal de Prata), a Revista Reis (este ano celebra o seu cinquentenário teve direito à Medalha de Mérito Municipal de Prata) e a Associação ARVOR – Veteranos de Ovar (acedeu à Medalha de Mérito Municipal de Cobre visto que celebrou 25 anos de existência).




Imagem nº 1 - Jogos de Madeira - Companhia Tomb Creatius (Espanha).




Imagem nº 2- Os mais novos ficaram rendidos às estruturas singulares, cada uma delas com o seu próprio desafio.




Imagem nº 3 - Algumas famílias desfrutaram de momentos de lazer.




Imagem nº 4 - O Parque junto ao rio Cáster ganhou mais cor e alegria.




Imagem nº 5 - Para muitas crianças, os jogos alimentaram a sua "sede de descoberta" dos enigmas aí contidos.




Imagem nº 6 - Um artista comediante procura, com um comando, os gambozinos que alegadamente se ocultariam pelas ruas do concelho de Ovar. 




Imagem nº 7 - Ferran Orobitg também proporcionou um excelente espectáculo ao saber instrumentalizar automaticamente uma segunda cadeira de rodas.




Imagem nº 8 - A Oficina "Ciência à Solta" proporcionou a adesão de um número significativo de crianças que desejavam aprender alguns dos princípios científicos.




Imagem nº 9 - Veja-se o interesse das crianças em recorrer aos microscópios de forma a analisar variadas partículas.




Imagem nº 10 - Haveria alguma movimentação popular junto aos largos Neptuno e do Tribunal.




Imagem nº 11 - A peça "Água" do Grupo "Circolando" remetia-nos para a importância daquele bem essencial, além de sensibilizar para a protecção do equilíbrio natural. Foram apresentadas ainda micro-histórias construídas em torno do imaginário ligado ao elemento água e às alterações climáticas.




Imagem nº 12 - Os mais novos ficaram entusiasmados com os ensinamentos e com a originalidade das actuações então vislumbradas. "Para sonhar verdadeiramente, cumpra sempre", clamava este actor!




Imagem nº 13 - Outro actor da mesma companhia dava socos ao globo, tentando imitar os grandes nomes do boxe internacional. Todavia, a sua acção era manifestamente irónica ou satírica, pois à medida que dava murros na esfera, citava casos terríveis de agressões humanas ao meio-ambiente (por ex: o caso de Chernobyl). Ou seja, tudo aquilo que deve ser evitado no futuro!




Imagem nº 14 - Haverá salvação possível para o nosso mundo? A resposta será encontrada nas gerações futuras.




Imagem nº 15 - Exibição teatral "Girafes” do grupo Xirriquiteula Teatre (Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário