terça-feira, 2 de agosto de 2016

Resultados das sondagens - Marcelo Rebelo de Sousa visto como presidente ideal para os esmorizenses; António Costa ainda não acabou com a austeridade; Dúvidas quanto à reabilitação do Esmoriztur; Projecto da SPEA & Toyota merece o aval dos esmorizenses; CDS-PP Ovar tem razão quanto ao pedido de explicações

Nos últimos tempos, apresentamos quatro sondagens, e como já é nosso apanágio, iremos analisar os resultados de cada uma delas através de pequenos comentários.


1 - Acredita que Marcelo Rebelo de Sousa será o presidente ideal para o país?


a) Sim. Ele pode devolver a credibilidade ao sistema político, e será um líder próximo do povo. 13 votos (68%)

b) Não. Talvez não terá o perfil de estadista, além de que é beneficiado pelo mediatismo em seu redor. 6 votos (32%)

Total de Votos - 19 


Apesar de não se terem verificado muitos votos nesta sondagem, a verdade é que a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa foi expressiva no panorama nacional. Também em Esmoriz, essa parece ser a tendência.


2- Concorda que o actual Orçamento de Estado desagrava a austeridade?


a) Sim. O governo de António Costa reverteu algumas das medidas mais duras que vigoraram nos últimos anos. 7 votos (37 %)

b) Não. O Governo socialista apenas "mascarou" a austeridade que foi canalizada para outros sectores. 12 votos (63%)

Total de votos - 19 


Existem muitas dúvidas sobre se o actual governo socialista reduziu efectivamente a austeridade que advinha já do anterior mandato social-democrata de Pedro Passos Coelho. António Costa poderá ter que baixar mais os impostos de modo a provar definitivamente aos portugueses que a austeridade já é um capítulo do passado.



3 - Acredita na reabilitação do Esmoriztur?


a) Sim. É só uma questão de tempo e a autarquia já demonstrou disponibilidade em promover a sua reabilitação. 14 votos (56%)

b) Não. Promessas são muitas, mas "as palavras, leva-as o vento". 11 votos (44 %)

Total de Votos - 25 


Esta foi a sondagem mais renhida, tendo apresentado um resultado muito equilibrado. Não obstante, e com uma superioridade ligeira, a crença na reabilitação do Esmoriztur parece ainda estar presente no subconsciente da população esmorizense, mas ninguém pode negar que as dúvidas são ainda muitas em prol da sua concretização.



4 - Como vê o projecto promovido pela SPEA & Toyota em torno da Barrinha de Esmoriz?


a) É uma boa iniciativa para os próximos 2 anos porque incentivará o voluntariado e a "cidadania pela Natureza", e garantirá igualmente mais visibilidade a este sítio ambiental. 17 votos (73%)

b) Apesar dos esforços e das boas intenções, não deverá traduzir-se num impacto relevante nem irá sequer mobilizar muita gente. 7 votos (27%)

Total de Votos - 24


O projecto de voluntariado promovido pela SPEA e Toyota em prol da Barrinha de Esmoriz merece o reconhecimento geral da comunidade esmorizense, embora exista ainda quem duvide do real impacto destas iniciativas.



5 - Concorda com o pedido de explicações exigido pelo CDS-PP Ovar a Salvador Malheiro?


a) É necessário esclarecer a história das inscrições que imediatamente levantou dúvidas quanto ao desenrolar das eleições distritais do PSD Aveiro. 
16 votos (72%)

b) Não. As 418 inscrições eram válidas e não tiveram impacto no resultado final. 6 votos (28%)

Total de Votos - 22


Os nossos leitores acreditam que a história das polémicas inscrições de militantes nas eleições distritais do PSD Aveiro deveria ser melhor esclarecida, dando assim razão ao pedido de explicações exigido pelo CDS-PP Ovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário